ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 30 de janeiro de 2016

Papa visitará a Suécia por ocasião dos 500 anos da Reforma


Papa visitará a Suécia por ocasião dos 500 anos da Reforma

Dia 31 de outubro, Francisco presidirá em Lund a celebração ecumênica católico-luterana



O Papa Francisco pretende participar da cerimônia conjunta entre a Igreja Católica e a Federação Luterana Mundial, para a celebração do 500º aniversário da Reforma, que será realizada em Lund, Suécia, na segunda-feira, 31 de outubro de 2016. A informação foi confirmada por uma declaração conjunta da Sala de Imprensa da Santa Sé, da Federação Luterana Mundial e da diocese de Estocolmo.

Para a ocasião, haverá uma cerimônia ecumênica, presidida pelo Papa juntamente com o bispo Munib A. Younan, presidente da Federação Luterana Mundial e por Martin Junge, secretário-geral da Federação, em colaboração com a Igreja da Suécia e a Diocese Católica de Estocolmo.

“A celebração vai dar destaque aos sólidos progressos ecumênicos entre católicos e luteranos e às conquistas recíprocas frutos do diálogo e será norteada pelo guia litúrgico católico-luterano ‘Oração Comum’, recentemente publicado”, escreve ainda a Federação Luterana.

“A Federação Luterana Mundial está se preparando para comemorar o aniversário da Reforma num espírito de responsabilidade ecumênica”, declarou o secretário-geral nota da LwF, Martin Junge, que disse estar “profundamente convencido de que, trabalhando para a reconciliação entre luteranos e católicos, trabalhamos pela justiça, pela paz e a reconciliação em um mundo dilacerado por conflitos e violência”.

Por sua parte, o cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, disse: “Ao concentrar-se juntamente na centralidade da questão de Deus, com uma abordagem cristocêntrica, luteranos e católicos serão capazes de celebrar uma comemoração ecumênica da reforma, não simplesmente de forma pragmática, mas com um sentido profundo da fé em Cristo crucificado e ressuscitado”.

O encontro ecumênico foi acolhido “com alegria e esperança” pelo arcebispo Antje Jackelen da Igreja da Suécia, que anunciou: “Vamos rezar juntos com toda a família ecumênica da Suécia para que a Comemoração contribua para a unidade dos cristãos em nosso país e em todo o mundo”.

Francisco será o segundo sucessor de Pedro a visitar o país nórdico. O primeiro foi São João Paulo II, que de 8 a 10 junho de 1989, visitou Estocolmo, Uppsala, Vadstena e Linköping.

Nenhum comentário: