ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 13 de novembro de 2016

Onde minha vida é dirigido, o Papa convida-nos a perguntar

Onde minha vida é dirigido, o Papa convida-nos a perguntar

misa-jubileo-excluido


No domingo que antecede ao final do Ano Litúrgico, nós podemos refletir em que rumos devemos tomar de nossa vida, pois ou ficamos parado diante das coisas terrenas ou procurar o sentido ultimo de nossa existência. Muitas vezes ficamos hipnotizado diante das maravilhas que o mundo nos oferece e esquecemos de ficar acordados e ativos para jornada ao Reino de Deus que nos espera. Estar atento e de cabeça erguida, prosseguindo com Deus e com os irmãos.

Não ha outro lugar mais seguro que o céu. Nós podemos achar que nada passa, mas o tempo corre e nós podemos ficar na paralisia sem perceber que o melhor poderá vir se estivemos com Deus, com os irmãos de Igreja e com todos. Há no mundo a cultura do imediato, do descartável e do individualismo, mas o que interessa para o Senhor é estamos atentos a sua voz que clama ao nosso ouvido na exortação do Magistério e da Palavra de Deus. Desse modo queremos estar sempre antenado ao bem que devemos fazer e rejeitar o mal que nos aniquila. (Jose Benedito Schumann Cunha)

Postado por Kathleen Naab em 13 de novembro de 2016

Onde é que eu olho para a segurança? Esta é a pergunta feita pelo liturgia de hoje, o Papa Francis disse que ele celebrou a missa desta manhã na Basílica de São Pedro, durante o jubileu para os socialmente excluídos.

Será que estamos à procura de segurança no Senhor, ele perguntou, "ou em outras formas de segurança não agrada a Deus? Onde está minha vida dirigido, o que faz meu coração por muito tempo para? O Senhor da vida ou coisas efêmeras que não pode satisfazer? "

O Papa chamou a partir do capítulo 21 de Lucas para discutir como a mensagem de Jesus é que todas as coisas terrenas passarão, até mesmo coisas sagradas como o Templo de Jerusalém ou Basílica de São Pedro.

"Mesmo os reinos mais fortes, os edifícios mais sagrados e mais seguros realidades deste mundo não duram para sempre; mais cedo ou mais tarde eles caem ", o Pontífice afirmou.

os discípulos de Jesus estavam alarmados por sua mensagem e perguntou quando isso iria acontecer e que o sinal seria.

"Quando eo que ... Estamos constantemente movido pela curiosidade: queremos saber quando e queremos ver sinais", Francis refletida. "No entanto, Jesus não se importa com tal curiosidade. Pelo contrário, ele exorta-nos a não se deixar levar por pregadores apocalípticos. Aqueles que seguem Jesus não prestam atenção aos profetas da desgraça, o absurdo de horóscopos, ou sermões aterrorizantes e previsões que distraem das coisas verdadeiramente importantes. "

Em meio a essa din, continuou o Papa, Jesus nos pede para "distinguir entre o que é dele e que é a partir do falso espírito" e ele firmemente nos diz "não ter medo das revoltas em cada período da história, nem mesmo no Diante dos ensaios mais graves e injustiças que podem suceder a seus discípulos ".

esforçando-se afastado

Esta consciência da natureza efêmera das coisas terrenas leva a uma pergunta, o Santo Padre sugeriu, uma pergunta sobre o sentido de nossas vidas.

"Usando uma imagem", explicou "poderíamos dizer que essas leituras [da Missa] servir como um 'filtro', através do qual a nossa vida pode ser derramado: eles nos lembram que quase tudo neste mundo está passando, como água corrente . Mas não são apreciadas realidades que permanecem, como uma pedra preciosa em um coador. O que permanece, o que tem valor na vida, o que a riqueza não desaparecem? Certamente estes dois: o Senhor e nosso próximo. Estas duas riquezas que não desaparecem!

"Estes são os maiores bens; estes são para ser amado. Tudo o resto - os céus, a terra, tudo o que há de mais belo, mesmo este Basilica - passarão; mas nunca devemos excluir Deus ou aos outros de nossas vidas ".

O Papa sublinhou que a exclusão refere-se a "pessoas concretas".

"A pessoa humana, estabelecido por Deus no auge da criação, muitas vezes é descartado, retiradas em favor das coisas efêmeras", lamentou. "Isso é inaceitável, porque aos olhos de Deus o homem é o bem mais precioso."

Reiterando uma de suas advertências frequentes, o Papa disse que é "sinistra que estamos crescendo utilizado para esta rejeição."

"Devemos estar preocupados quando nossas consciências são anestesiados e não vemos mais o irmão ou irmã que sofre ao nosso lado, ou perceber os graves problemas do nosso mundo, que se tornam um mero refrão familiar das manchetes no noticiário da noite", disse ele .

O Papa disse que devemos abrir nossos olhos "para o nosso próximo, especialmente a nossos irmãos e irmãs que são esquecidos e excluídos, para o 'Lázaro' à nossa porta. Isso é onde lupa da Igreja é apontado ", disse ele. "Que o Senhor nos libertar transformando-o em direção a nós mesmos. Que ele possa desviar-nos das armadilhas que nos distraem, de interesses e privilégios, do apego ao poder e glória, de ser seduzido pelo espírito do mundo. "

Após a missa, durante seu discurso antes da oração do Angelus do meio-dia, Francis reiterou a mesma mensagem:

"Jesus no Evangelho nos exorta a ter claro em nossas mentes e corações a certeza de que Deus guia nossa história e conhece o fim último das coisas e eventos.

"A história - com a sua progressão incerta e o entrelaçamento do bem e do mal - desenvolve sob o olhar misericordioso do Senhor. Tudo o que acontece é conservado nele. A nossa vida não pode ser perdida, porque está em suas mãos ".

Nenhum comentário: