ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

“A Ação Pastoral da Igreja é o Serviço à Vida”






Pouco mais de um ano depois da maior tragédia da mineração brasileira, em Mariana-MG, quando as definições sobre os acusados da Samarco e as indenizações dos atingidos caminham a passos de tartaruga, a Província Eclesiástica de Montes Claros realiza nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017 o 1º Seminário Provincial sobre Igreja, Mineração e Laicato e os Impactos Sociais no Norte e Noroeste de Minas Gerais.



As prefeituras ganham muito dinheiro com a mineração, parte da população local é empregada temporariamente e a forma como os rejeitos minerários são armazenados ainda são considerados arriscados. O planejamento ambiental para a construção de novos projetos é precário, as áreas degradadas jamais são recuperadas, não há estudos específicos e claros de como ficará o abastecimento de água da população urbana e rural com a instalação do Projeto do Mineroduto Alto Rio Pardo de Minas, que tem a intenção de transportar minério de Grão Mogol-MG a Ilhéus-BA.



“Em uma região que historicamente sofre com problemas hídricos de escassez e racionalização, não é viável a implantação de minerodutos que utilizam volumes exorbitantes de água”, aconselham os movimentos e pastorais sociais envolvidos em ter maior esclarecimento sobre o assunto. Segundo eles, “o contexto de implantação desses empreendimentos na região é extremamente nebuloso, informações básicas sobre o processo são omitidos ou negados à população”, denunciam perante esta época de dita crise econômica.



Sob o argumento ilusionista de que beneficiará a região atingida, os projetos de mineração deixam rastros de miséria por onde passam. Diante dessa realidade, a Arquidiocese de Montes Claros, a Diocese de Paracatu, a Diocese de Januária, a Diocese de Janaúba, o Movimento dos Atingidos pela Mineração, as Comunidades Tradicionais, Geraizeiras, Ribeirinhas, as Comunidades Eclesiais de Base e a Comissão Pastoral da Terra promovem neste final de semana o 1º Seminário Provincial sobre Igreja, Mineração e Laicato e os Impactos Sociais no Norte e Noroeste de Minas Gerais.



O Seminário deseja potencializar as lutas locais na Província Eclesiástica de Montes Claros frente ao avanço da mineração, aprofundar o entendimento da forma de implementação dos projetos e sua relação com governos municipal, estadual e federal, debater os problemas econômicos, sociais, políticos e ambientais comuns ao Norte e Noroeste de Minas Gerais, proporcionar espaço para troca de experiências entre os moradores das áreas que já vivem esses problemas relacionados à mineração, avaliar as estratégias das empresas e as formas de luta de resistência, e apontar desafios e possibilidades de negociação. O Seminário acontece na Casa de Pastoral, cujo endereço é Rua Natal, s/nº, Bairro Santo Antônio, em Montes Claros-MG. Aproximadamente 200 pessoas devem participar do evento formativo.



A programação inclui chegada e credenciamento às 7h e 30min em 18/02; Café da Manhã às 8h; Mística de Abertura às 8h e 30min; Composição da Mesa, Acolhida e Objetivos do Seminário com a participação do arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura; às 9h palestra sobre a Realidade da Mineração na Província Eclesiástica de Montes Claros a cargo da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sob responsabilidade do engenheiro agrônomo Alexandre Gonçalves, e de missionários da Diocese de Paracatu); às 10h e 30min Intervalo para Café; às 11h00 depoimento dos atingidos pela mineração; às 12h e 30min Almoço; às 13h e 30min, retorno ao Seminário com músicas e animação; às 14h00, palestra sobre Impactos da Mineração na Vida Humana e o Olhar Jurídico; às 15h e 30min, Intervalo para Café; às 16 trabalho em grupo; às 17h Plenária; às 18h mística de encerramento do dia 18/02 sob os cuidados da Diocese de Janaúba; às 20h Confraternização e Noite Cultural.



CONTATO - (38) 3016-7707



Sônia Gomes de Oliveira
Alexandre Gonçalves

Luzia Alane Rodrigues Dias



Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros
Programa de Desenvolvimento Rural e Urbano (Proderur)

Setor Social da Arquidiocese de Montes Claros
Conselho Nacional do Laicato (CNLB) - Regional Leste II.
Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)











“Mesmo que a maior angustia te visite e acompanhe, não deixes que ela se reflita em teu rosto. O mundo agitado e triste precisa que leves contigo tua paz e tua alegria.”


Dom Helder Pessoa Camara (1909-1999)

Nenhum comentário: