ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Devoção a Nossa Senhora de Lourdes em MOC inicia com generosidade da Família Brant

O bairro que teve por muito tempo como morador Zé Coco do Riachão (1912-1998) celebrará em fevereiro de 2018 a festa da sua padroeira: Nossa Senhora de Lourdes (11/02), protetora dos enfermos. Em um mundo doente de espírito humano e religioso, a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes da Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Montes Claros festejará, de 1º a 11 de fevereiro, com sua vizinhança de fé encarnada na realidade social contemporânea o tema “Como Maria, somos leigos e leigas disponíveis e alegres à missão recebida” e lema “Aonde Deus o enviar, aí você precisa dar frutos”, em uma clara alusão ao Ano Nacional do Laicato, proclamado pelo papa Francisco para este ano, e à missionariedade do Evangelho, da Igreja em saída, do Livro do Êxodo, sempre a caminho, em peregrinação constante.

Na cartilha produzida e divulgada em agosto de 2016, comemorativa dos 50 anos da Paróquia, os fieis da Comunidade do Bairro de Lourdes relataram, com muita devoção, a sua história de fraternidade. “A história da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes começa com a doação de um terreno para a construção de uma capela. A generosa doação foi feita pela família Brant, que possuía a maior parte dos terrenos do Bairro de Lourdes”, introduziam os animadores da cartilha do Jubileu de Ouro Paroquial.

“Atendendo a um pedido dos doadores que sempre foram fervorosos devotos da Virgem de Lourdes, a comunidade nomeou como padroeira da capela Nossa Senhora de Lourdes”, acrescentavam os leitores. O quinto bispo diocesano de Montes Claros (1956-1988), dom José Alves Trindade (1912-2005), presidiu a solenidade de lançamento da pedra fundamental de construção da igreja eclesial comunitária. “A pedra fundamental da igreja foi inaugurada solenemente em 1972, com a missa presidida pelo saudoso dom José Alves Trindade. A partir de então, toda a comunidade se uniu e empenhou-se muito na construção da igreja. Se formos listar os nomes dos primeiros colaboradores, poderíamos cometer a injustiça de nos esquecermos de algum. Contudo, temos a certeza de que todos estão gravados no Imaculado Coração de Maria e que Ela já os levou ao seu amado Filho”, enobreciam os leitores da cartilha celebrativa do Jubileu de Ouro Paroquial.

Os leitores enumeraram as pedras na caminhada da igreja de bairro. “Enfrentamos muitas dificuldades desde o início, mas contamos também com iniciativas criativas que foram surgindo na comunidade para angariar fundos para a construção, cada um colaborando como podia. Foram feitas inúmeras celebrações, quando a capela possuía somente as paredes levantadas e céu estrelado como teto. Naquela época, todos participavam de pé, mas firmes e com os corações esperançosos de que um dia veriam a capela pronta como gostariam. Jamais poderemos nos esquecer da providencial e valorosa ajuda do padre Antônio Carlos da Silva que, com muito empenho, organizou, orientou e deu início às primeiras pastorais em nossa comunidade. Ele tinha um carinho especial pelo grupo Jovens Unidos à Virgem de Lourdes (Juvil) que, com as primeiras pastorais organizadas, dedicaram-se para concluir a igreja. Todos juntos trabalharam com afinco e amor”, garantiam os leitores da Comunidade. 

Era a época dos mutirões comunitários. O operariado religioso se unia, esquecia do Estado e fazia, por si só, os degraus concretos para erguer o Reino de Deus aqui nesta terra. A sociedade contemporânea já encontra meios de subsistência de seguir em frente, sem o atravessador chamado Estado, e desejar a tão sonhada sociedade libertária preconizada por Jesus, O Cristo.

Karl Marx (1818-1883) alertava em seu texto “Crítica ao Programa de Gotha”: “O Estado é quem necessita receber do povo uma educação muito severa”. E indicava: enquanto não acabarmos com a distância entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, as diferenças entre as classes sociais permanecerão gritantes. Observe como uma cerimônia religiosa agrega tão bem o serviço manual (rituais durante a celebração) e o serviço intelectual (reflexão de textos bíblicos). Os fieis ficam ao mesmo tempo proativos e focados. Será mesmo?  

POR Coletivus Urbanus


De acordo com informações do Google, a igreja de Nossa Senhora de Lourdes fica à Avenida Ampére, 299, Monte Alegre, em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, CEP 39.401-496. Na localidade, também se encontra a Casa do Artesão. (Crédito da Imagem para Reprodução do Google de imagem de outubro de 2012)

Crédito da Imagem para Adriana Lisboa/G1

Crédito da Imagem para Reprodução 

Nenhum comentário: