ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Voltai ao Senhor, enquanto podemos encontra-Lo


Voltai ao Senhor, enquanto podemos encontra-Lo

Resultado de imagem para imagem da quarta feira de cinzas

Com a bênção e a imposição das CINZAS, iniciamos hoje o tempo Sagrado da Quaresma  em preparação à Páscoa e a Campanha da Fraternidade... É um tempo propicio à conversão e uma oportunidade de renovação interior.

As Leituras bíblicas desse dia vão ajudar a aprofundar esse tema:

No Livro de Joel temos um convite à conversão é um pedido que voltemos ao Senhor como está escrito: "Voltai para mim de todo o coração". Sabemos que as dificuldades vividas pelo povo de Deus nas mãos dos estrangeiros, pelas secas e pelas pragas de gafanhotos que tudo dizimavam, mesmo com tudo isso Deus é sempre  misericordioso, paciente e compassivo e é por isso que devemos voltar para Ele. Hoje Deus faz esse mesmo apelo a cada um de nós. "Voltai para mim de todo o coração". A Quaresma é esse tempo oportuno. Mesmo com as nossas infidelidades, nossas fraquezas e nossa indecisões, Deus sempre espera que convertemos a Ele que se acha pronto para estar conosco, dando a graça do arrependimento e da perseverança em obras boas. (cf. Jl 2,12-18)

O salmo nos mostra a confiança nesse Deus que é Pai e a Ele nós suplicamos para nós um coração para prosseguir os caminhos traçados por Deus na aliança que ele faz por nós.(cf. Sl 51)

A segunda carta de São Paulo aos Coríntios nos fala desse tempo favorável de reconciliar com Deus e com os irmãos em uma vida santa, construindo o reino de Deus entre nós. A quaresma é esta oportunidade que todos temos para estar com Deus, procurando viver de acondo com os planos Dele que nos leva a salvação eterna. (cf. 2Cor 5,20-6,2)

No Evangelho, Jesus lembra três práticas da religiosidade judaica, cuja prática é recomendada na Quaresma: A Esmola, a Oração e o Jejum e o espírito com que devem ser praticadas.  Estas praticas nos ajudam a melhorar de vida pois vem dentro de nós com um coração contrito querendo fazer mudança de vida (cf. Mt 6,1-6.16-18) A caridade é algo sublime sem nenhuma ostentação do bem que fazemos, mas com a vontade de ser solidário e partilhar os bens com quem nada tem; a oração é uma forma de nós estarmos em intimidade com Deus e procurando entender a vontade de Deus em nossa vida. Quando oramos é o nosso gesto de abrir-se a Deus numa sincera vontade de estar em comunhão com Ele em uma vida que produz bons frutos em nossa vida e na vida dos outros e finalmente o jejum que é uma forma de não ficarmos apegado as coisas terrenas e ficarmos pensando o que é muito para mim pode ser o que está faltando na casa do meu próximo.

E que esta quaresma possa caminhar nesse tripé que nos ajudam a sermos mais santos e convertidos. Para nos ajudar nesta caminhada quaresmal a Igreja do Brasil nos propõe a campanha da fraternidade que tem como tema o TEMA é "Fraternidade e superação da Violência" e o LEMA: "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8). Que nós possamos refletir as causas dessa violência e trabalharmos para um mundo mais fraterno e paz para todo. Que mesas da Palavra e da eucaristia nos ajudem a dar pão, oportunidade e justiça para todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia e filosofo Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: