ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 21 de junho de 2020

Como Deus está conosco o medo não pode atrapalhar a missão

Como Deus está conosco o medo não pode atrapalhar a missão


Queridos irmãos e irmãs, estamos na missão e as dificuldades aparecem, mas para ser bem sucedidos devemos ser fieis a Deus não missão em que estamos a fazer. Deus sempre nos assistirá com seu amor que nunca nos abandona.

HOMILIA DOMINICAL: ENVIO DOS 72 DISCÍPULOSA liturgia bíblica deste domingo nos dará as pistas para que não fraquejemos na missão mesmo diante de obstáculos e dificuldades.

No livro de Jeremias narra o drama do profeta Jeremias que experimentou solidão, perseguição sofrimento e abandono. Diante de tantas desafios, ele consegue ser fiel, mesmo que no início teve receio por ser jovem e de não saber falar direito, mas Deus é que vai dar as palavras e a coragem necessária para a missão. Deus pede a ele não ter medo que vai dar as palavras e jeito de dizer será o próprio Deus.

O que dá o alento a ele é a presença de Deus na sua vida de ação porque é Deus que dará o selo para o êxito dessa missão que foi lhe dado pelo próprio Deus. Jeremias foi perseguido porque falou a verdade na cidade de Jerusalém que estava longe daquilo que Deus quer devido a atitude má das autoridades e das corrupções vida por eles. Jeremias confia em Deus. (cf. Jr 20,10-13)

Na carta de São Paulo aos romanos nos alerta que a salvação do homem não está vinculada ao cumprimento da Lei, mas é no fato de ter abertura para o dom da salvação que Deus propõem a todos. Isso foi realizado em Jesus nosso senhor que nos trouxe o desejo De Deus a humanidade. (cf. Rm 5,12-15)


O evangelista Mateus nos mostra o sermão apostólico. A missão dos apóstolos não pode ter como bagagem o medo. Como podemos ver que Jesus fala por três vezes quando diz não tenha medo.

É natural quando somos chamados a fazer uma missão é ter medo do fracasso, o medo de morrer na perseguição e o medo de sobrevivência. Mas podemos sentir mais seguros quando Jesus fala dos pássaros que são assistido por Deus nos seus cuidados até da alimentação. E se somos os seus filhos, logico é entender que Deus cuidará de cada um de nós com certeza. (cf.Mt 10,26-33)

Infelizmente, muitos abandonam a missão devido as perseguições, as indiferenças das pessoas, as ingratidões, as incertezas e as adversidades, tudo isso não pode nos impedir para que a missão seja feita no projeto de evangelização dos povos. Somos uma igreja de saída, do pão partilhado e de uma comunidade de irmãos que querem estar com Deus sempre.

Não podemos jamais esquecer que Jesus nos diz: “Quem se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus.”

Que esta liturgia desse domingo nos ajude a ter a certeza que a obra é Deus e é Ele que vai nos habilitar para desempenhar bem a missão de levar a boa noticia de Jesus a todos.

A salvação é dom gratuito de Deus para nós e cabe aderirmos a Deus em uma comunidade viva que demostra um compromisso para vida a onde todos pode ser acolhido e achegar diante da mesa da palavra e da eucaristia que nos fortalecem para uma vida de solidariedade e fraternidade com todo.
Tudo por Jesus e nada sem Maria. !!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: