ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Faz 22 dias que teólogo não escreve neste blog; coronavírus já mata mais de 70 mil no Brasil; fique em casa

Desde domingo, 21 de junho de 2020, que José Benedito Schumann Cunha não publica textos no blog www.modestaspropostas.blogspot.com. Com 63 anos de idade, o engenheiro e religioso da cidade de Cristina, Minas Gerais, atualizava o diário virtual com seus artigos. Sua última publicação foi intitulada "Como Deus está conosco, o medo não pode atrapalhar a missão". Nela, o teólogo exorta aos "queridos irmãos e às queridas irmãs", que "estamos na missão e as dificuldades aparecem, mas, para ser bem sucedidos devemos ser fieis a Deus na missão em que estamos a fazer. Deus sempre nos assistirá com seu amor que nunca nos abandona", confia.

Cita a "homilia dominical" de "envio dos 72 discípulos". "A liturgia bíblica deste domingo [21/06] nos dará as pistas para que não fraquejemos na missão, mesmo diante de obstáculos e dificuldades. No livro de Jeremias, é narrado o drama do profeta Jeremias que experimentou solidão, perseguição, sofrimento e abandono. Diante de tantos desafios, ele consegue ser fiel, mesmo que, no início, teve receio por ser jovem e de não saber falar direito, mas Deus é que vai dar as palavras e a coragem necessárias para a missão. Deus pede a ele para não ter medo. Ele vai dar as palavras e o jeito de dizer será o próprio Deus", orienta.

José Benedito Schumann Cunha escreve. "O que dá o alento a ele é a presença de Deus na sua vida de ação porque é Deus que dará o selo para o êxito desta missão que foi lhe dado pelo próprio Deus. Jeremias foi perseguido porque falou a verdade na cidade de Jerusalém que estava longe daquilo que Deus quer devido à atitude má das autoridades e das corrupções de vida por eles. Jeremias confia em Deus (cf. Jr 20, 10-13). Na Carta de São Paulo aos Romanos, é nos alertado que a salvação do homem não está vinculada ao cumprimento da Lei, mas no fato de ter abertura para o dom da salvação que Deus propõe a todos. Isso foi realizado em Jesus Nosso Senhor que nos trouxe o desejo de Deus à humanidade (cf. Rm 5, 12-15)".

"O evangelista Mateus nos mostra o sermão apostólico. A missão dos apóstolos não pode ter como bagagem o medo. Como podemos ver que Jesus fala por três vezes quando diz não tenha medo. É natural quando somos chamados a fazer uma missão ter medo do fracasso, o medo de morrer na perseguição e o medo de sobrevivência. Mas podemos nos sentir mais seguros quando Jesus fala dos pássaros que são assistidos por Deus nos seus cuidados até da alimentação. E se somos os seus filhos, o lógico é entender que Deus cuidará de cada um de nós com certeza (cf. Mt 10, 26-33)".

"Infelizmente, muitos abandonam a missão devido às perseguições, às indiferenças das pessoas, às ingratidões, às incertezas e às adversidades. Tudo isso não pode nos impedir para que a missão seja feita no projeto de evangelização dos povos. Somos uma Igreja de saída, do pão partilhado e de uma comunidade de irmãos que quer estar com Deus sempre. Não podemos jamais nos esquecer que Jesus nos diz: Quem se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Que esta liturgia deste domingo nos ajude a ter a certeza que a obra é de Deus e é Ele que vai nos habilitar para desempenhar bem a missão de levar a boa notícia de Jesus a todos", considera.

"A salvação é dom gratuito de Deus para nós e cabe aderirmos a Deus em uma comunidade viva que demonstra um compromisso para a vida onde todos podem ser acolhidos e achegarem-se diante da mesa da palavra e da Eucaristia que nos fortalecem para uma vida de solidariedade e fraternidade com todos. Tudo por Jesus e nada sem Maria!!!", exalta com fé. O artigo teve oito visualizações. 

José Benedito Schumann Cunha nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Mora em Itajubá(MG). É bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Possui graduação em Engenharia, História e Pedagogia. É presente virtualmente e fisicamente na Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros e na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nessa última e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa. Seu e-mail para contato é jbscteologo@gmail.com. Já foi ministro do Batismo.

Nenhum comentário: