ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 11 de outubro de 2020

Deus prepara o Banquete e nos convida

 Deus prepara o Banquete e nos convida

 



 

 

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 28° Domingo do Tempo Comum e no dia de ontem, a Igreja ficou mais linda porque um membro dela está participando da constelação dos beatificados no céu. Um garoto de 15 anos descobriu o caminho da santidade através da eucaristia, da oração, da caridade aos mais desfavorecidos e ainda sendo um missionário da internet, levando o evangelho genuíno de Cristo aos jovens e a todos.

 

Vários domingos, a liturgia nos mostrou que a Igreja é a vinha do Senhor e ela deve produzir frutos bons e doces quando está ligado a Cristo e vivendo coerente a vocação batismal. Hoje somos convidados a participar do Banquete que Deus prepara para todos que são fiéis a Ele no projeto de salvação e de construção de um mundo mais justo e solidário parra todos. É um banquete solene onde todos são convidados e o convite é que se use as vestes da santidade traduzido em gestos, atitude e palavras.

 

No livro de Isaias nos fala que Deus prepara um banquete ao seu povo e a todos sem exceção. Sabe-se que banquete é uma festa para os amigos a onde há partilha e troca de presentes. Aqui o banquete é obra de Deus e o presente é curar as feridas da morte, as lagrimas, os lutos e a tristezas serão substituídas pela vitória da vida sobre a morte. É a esperança da volta num futuro de alegria e salvação para todos que sãos fiéis a sua aliança salvadora e resgatadora da vida.

 

O nosso Deus é da vida e sempre promove o banquete que gera uma alegria infinita a quem participa dele. (cf. Is 25, 6-10a)

 

Na carta de são Paulo aos filipenses, São Paulo nos mostra a força que vem do Cristo ressuscitado e ela sustenta a vida de Paulo e a de todos que querem trilhar o caminho do Senhor para o céu. As dificuldades são eliminadas na medida que configuramos a nossa vida em Cristo na comunidade cristã, na família, no trabalho e no mundo. Devemos sempre repetir essa frase que sustentou São Paulo na sua vida que é: "Tudo posso naquele que me dá força". (Cf. Fl 4.12-14.19-20)

 

O evangelista São Mateus retorna a bela imagem do Banquete dita em Isaias. O reino de Deus é a maravilha que é comparado a  um Baquete de uma festa de casamento. Deus, na figura do rei, prepara tudo para as núpcias do seu Filho que para nós é Jesus. Quem é a esposa? A resposta é a Igreja e ela deve estar ornada na justiça, no amor, no perdão, na misericórdia, na partilha, na solidariedade e no perdão.

 

O banquete é planificação messiânica do Reino a onde todos devemos um dia estar na gloria com Deus juntamente com todos os santos. A igreja sempre dispõe para nós profetas que anunciam, nos orientam e nos corrigem para não percamos o caminho que nos leva a salvação. Os apóstolos e nós somos os missionários que devem buscar pelo caminho da vida mais pessoas para participarem desse banquete que é para todos. Os convidados devem acolher esse convite do Senhor, mas os primeiros que receberam o convite não entraram e foi preciso que o Rei buscassem outros que fossem convidados.  Aqui vemos os pecadores, os marginalizado e quando recebem o convite ficam eufóricos e vestem a roupa nova para a grande festa da vida.

 

A roupa nova é a conversão de vida para Deus. Infelizmente, alguns não aderem a Deus e nem permitem que outros possam entrar no Reino, criando obstáculos e exclusão, mas Deus não desiste e vai atrás daqueles que estão sedentos de vida e justiça.

 

Assim o reino de Deus se completa em todos os tempos e é isso que vemos quando a Igreja nos pede que convertamos e busquemos os valores do alto. Assim o banquete da vida acontece. (Cf. Mt 22, 1-14)

 

Que esta liturgia nos faça pessoas novas e que revistamos de roupas que seja a transparência de vida em Deus e que a santidade seja a meta de todos nós.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

 

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: