ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 27 de março de 2021

Hosana ao Rei e à Cruz da nossa salvação

 Hosana ao Rei e à Cruz da nossa salvação

 


Queridos irmãos e irmãs, estamos iniciando a Semana Santa. Uma Semana diferente a onde podemos contemplar e agradecer ao grande amor de Deus pela humanidade. Seu filho único sofre, padece, carrega a cruz e morre, mas ressurge grandiosamente no Domingo de Pascoa. Isso é mistério de nossa fé, quem quer seguir Jesus deve tomar a cruz do dia a dia e fazer a via crucis que é o nosso passaporte para o Céu.

A liturgia deste domingo de Ramos e da Paixão do Senhor tem dois momentos marcantes. Vamos reviver a entrada triunfante de Jesus a Jerusalém e lá o povo o aclama como Rei e Salvador com palmas nas mãos e cantavam alegremente o Rei dos reis.

Vamos ler e refletir esses dois momentos; uma que está narrado em Jo 12,12-16 e outro da leitura da Paixão de Jesus em Mc 14,1-15,47. Aqui deparamos com a dualidade, uma do triunfo de Jesus entrando em Jerusalém e a outra da humilhação, do sofrimento, da dor e da morte.

Esta semana vamos refletir muito os últimos acontecimentos de Jesus na terra. Temos a ceia em Betânia, vamos ver a última ceia de Jesus com os apóstolos e o lava-pés e o aceitar de Jesus no Mote das Oliveira para ser levado para condenação e depois vamos ver Jesus carregando a cruz como um cordeiro que vai ao matadouro.

Na hora da prisão, Jesus fala aos soldados: “Eu sou, isto significa que Jesus é Deus e de modo admirável aceita a ser entregue a morte injusta pelos poderosos da época. Jesus recebe o beijo de judas e repreende Pedro quando desembainha a espada para atacar o soldado romano. Vai ter um olhar de compaixão a Pedro que o trai três vezes, antes do galo cantar, na madrugada no lugar a onde Jesus estava sendo condenado. Era Noite, aqui simboliza o desprezo da justiça e da verdade, pois o julgamento foi feito às escondidas.

 A Semana Santa nos mostra a verdadeira identidade de Jesus como Deus, reconhecido pelo Centurião no momento que Jesus deu último suspiro, e também como homem. Duas naturezas em uma só pessoa que se entrega por nós por amor e obediência a Deus Pai no projeto de salvação da humanidade decida no pecado.

Jesus sofre todo tipo de escárnio e é torturado pelas autoridades religiosas e política daquele tempo. Essa semana vamos pensar no abandono dos discípulos e presença das mulheres e do apóstolo João aos pés da cruz. O consolo da mãe e doação de Jesus plenamente a nós, dando a sua mãe como nossa mãe e de toda humanidade.

Vamos ver José Arimatéia pedindo a permissão de Pilatos a enterrar Jesus numa sepultura nova, desse modo teve um enterro digno, mas o sepulcro não vai reter Jesus porque Ele ressuscita.

Há o ABBA, que significa Pai e a entrega plena Jesus a Deus Pai dizendo: Pai em suas mãos eu entrego  o meu espirito.

As mulheres sempre seguiram Jesus, desde a Galileia até na última hora em Jerusalém na hora de terror, dor e morte de cruz de Jesus. Essas mulheres e muitas de hoje são modelos de coragem que não temem a opressão do poder que mata de forma injusta muitas pessoas diretamente ou indiretamente. Um Deus que é morto por ganância de poder e dominação dos poderosos daquela época e ainda hoje também essa cena acontece no nosso mundo contemporâneo.

Que esta semana nos ajude a caminhar com Cristo, sentir o drama do Getsêmani que vemos hoje estampado na dor dos que sofrem e agonizam no sistema de saúde precário de muitos países. Que os poderosos deste mundo não sejam alheios e insensíveis a calamidade de milhares de mortes de pessoas que poderiam ser evitadas. Que as pessoas sejam sensíveis e solidários para consigo e também para com os outros para que não espalhem o vírus a si e a outras pessoas.

Que cada possa ver e admitir a gravidade deste momento que vivemos aqui e no mundo dessa pandemia e que não provoquem ainda mais a infecção em milhares de pessoas por dia.

Que a liturgia da Semana Santa nos ajude a converter o nosso coração a Jesus, servo sofredor e assumir a nossa a cruz e a dos outros, sendo um Cireneu, assim se tornam balsamos regeneradores da dor, do sofrimento e de solidariedade as famílias que perdem seus entes queridos juntamente da tristeza dos amigos e parentes.

 Boa semana Santa a todos!!!

Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: