ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Tríduo Pascal, inicio de preparação para a Pascoa do Senhor

 Tríduo Pascal, inicio de preparação para a Pascoa do Senhor


Hoje iniciou-se o Tríduo Pascal com a celebração do santos óleos e renovação das promessas sacerdotais em todas as catedrais do mundo. Esta celebração é importante porque os santos óleos são usados durante o ano todo na administração dos sacramentos do Batismo, do Crisma, da ordem e da unção dos Enfermos. Também temos a noite a Missa do Lava-pés. “Nessa data, conhecida também como Quinta-feira de Endoenças, a igreja recorda o dia em que Jesus jantou com os seus apóstolos antes de ser morto na sexta-feira santa, episódio conhecido como Última Ceia.” (https://www.calendarr.com/brasil/quinta-feira-santa/)

Jesus antes desse gesto de lava-pés, Ele senta à mesa junto com os seus discípulos, fez a última ceia derradeira e nela instituiu para nós a Eucaristia. Jesus tomou o pão abençoou e deu aos seus discípulos o seu próprio corpo no pão partilhado e também tomou o cálice e deu aos seus discípulos o seu sangue que será derramado para nossa salvação.

Isso é o mistério da Fé. Temos Jesus presente na eucaristia em todos os sacrários do mundo e também quando comungamos fazemos sacrário vivo Dele em nossa vida. Um compromisso importante de todos que comungam, pois assim se fazemos pertença a Cristo e a sua Igreja.

No gesto de humildade, Jesus lava os pés dos seus discípulos e desse modo Ele sendo Mestre fez isso, nós cristãos devemos fazer o mesmo na vida de família, na Igreja, na comunidade e no mundo. O sentido de lavar os pés dos discípulos é colocar-se a serviço de todos, principalmente dos mais pequenos e pobres desse mundo.

Esse ano maioria dos lugares não houve a celebração do lava-pés, mas houve as celebrações da Eucaristia e a última celebração do dia tem um momento de adoração a Jesus no sacrário e não há benção final, mas com poucos participando, devido a pandemia que estamos presenciando no mundo inteiro. Todos saem em silencio para ficarmos na espera do Sábado Santo a onde vamos celebrar a Pascoa do Senhor a noite e é a celebração cheia de alegria e esplendor porque Jesus é vivo e ressuscitado e essa alegria enche a nossa alma porque um dia vamos estar eternamente na nossa Pascoa no céu.

Mas antes do sábado Santo onde vamos retornar a celebrar a Eucaristia, vamos passar pela Sexta-feira Santa a onde celebraremos a Paixão e Morte de Jesus as 15h. É uma liturgia simples, mas cheia de sentido porque vamos celebrar a memória de um Deus que se deixa morrer nas mãos de poderosos, gananciosos e autoritários daquele tempo que não fizeram do seu trabalho a serviço de todos.

Hoje muitos sofrem dor, angustia, morte prematura por doença, por covid 9, por aborto que elimina seres inocentes e temos ainda mortes por fome, por violência de toda ordem. Essas paixões do nosso mundo moderno é devido a negligencia de algumas pessoas, de governos, de sistemas de saúde, de justiça, de economia, de política que não funcionam para o bem comum etc. Tudo isso marca um cenário de tristeza, mas nós cristãos devemos ter a esperança e saber se posicionar diante da defesa da vida e da justiça social para todos.

Que esse tríduo que estamos celebrando assistindo através das nossas redes sociais e pelos meios de comunicamos, seja momento de reflexão e de mudança de atitude, buscando a humanização individual e coletiva para celebrar a vitória da vida diante da morte. Jesus é vencedor da morte e que possamos assumir e tomar posse dessa realidade irrefutável.

Viva Cristo. Viva a Igreja e via nossa mudança de rumo para que vida seja preservada e favorecida por as inciativas humanitárias de nosso tempo;

Tudo por Jesus nada sem Maria.

Bacharel em Teologia José B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: