ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 23 de abril de 2022

É na comunidade que vivemos a Páscoa

 É na comunidade que vivemos a Páscoa

 



Queridos irmãos e irmãs, estamos o tempo da Páscoa do Senhor. Quando nos reunimos na comunidade igreja estamos celebrando o Cristo Ressuscitado. Devemos crer na ressurreição de Cristo.

Vamos nesta celebração sentir a comunidade viva cristã, aqui é o lugar privilegiado do Encontro pessoal com Cristo Ressuscitado com os irmãos.

 

No livro dos Atos dos Apóstolos nos mostra como deve ser a comunidade cristã autêntica. Uma comunidade que se reunia alegre na partilha do pão, da doutrina dos apóstolos e eram muito unidos como uma família de Deus. E a comunidade crescia pela autenticidade dos participantes. É a fé em Cristo que nutria os participantes, agora não precisa ver Jesus fisicamente, a sua presença se dá nos laços de fraternidade, da solidariedade, do perdão e do amor fraterno entre todos. Se procedermos assim, os  sinais e milagres acontecem no meio do Povo em Cristo. (cf. At 5,12-16)

 

O salmo deste domingo nos fala da Misericórdia de Deus para com todos. Devemos compreender os diferentes e os contrários no amor de Cristo que tudo edifica. (cf. Sl 117)

 

No livro do Apocalipse nos mostra Jesus que caminha conosco com a Igreja verdadeira que brota na fé em Cristo. É possível notar que na comunidade cristã que se reúne , nós  encontramos a força para vencer a cultura da morte que reina no mundo de hoje. São forças negativas que desanimam, mas quando confiamos e temos fé em Cristo vivo nada nos fazem temer. (cf. Ap 1,9-11a.12-13.17-19)

 

No evangelho de João nos mostra a comunidade com medo, frágil na fé, mas Jesus surge torna-se o centro e nos ajuda a enfrentar os medos e as perseguições que a Igreja sofre no mundo. Hoje o que é certo sofre e o interesse de maus pastores e comunidades interesseiras não aceitam questionamentos dos bons e dos autênticos cristãos. Na comunidade temos a certeza que Cristo está vivo. É o dia do encontro com o ressuscitado com os irmãos na fé. Aqui partilhamos a Palavra de Deus e o pão e ainda nos fazem comprometer com as necessidades dos irmãos e irmãs. Esta pandemia e as  más gestões podemos ver de modo triste os desempregos,, os sistemas de saúde precários e a fome de milhares de pessoas . (cf. Jo 20,19-31)

 

Não há culto individual e nem pela tv, tivemos essa experiência devida a pandemia, mas agora é hora de voltarmos à comunidade igreja. Se queremos ter a experiência do ressuscitado é preciso estar em comunidade. A paz, o perdão e os dons do Espírito Santo se apresentam na comunidade. A Palavra e a Eucaristia nos ajudam a vivermos bem e assim seremos renovados no mundo. Viva Cristo Ressuscitado!

 Tudo por Jesus nada sem Maria! Servus Christi semper!


Teólogo Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: