ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

"Levantai a cabeça porque a libertação está próxima”

 "Levantai a cabeça porque a libertação está próxima”


 


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, este domingo vamos celebrar o penúltimo Domingo do Tempo Comum. O ano litúrgico está quase no final e a liturgia bíblica deste domingo vai nos mostrar bem isso. A vida é sempre assim: tem início, meio e fim, portanto tudo deve terminar em Cristo, que é o nosso Salvador que nos leva ao Pai no seu Reino eterno.

 

Tudo deve culminar no Reino de Deus, é a escatologia do mundo e das pessoas. Deus nos conduz sempre para algo bom, então por que não aceitar que Cristo é o Salvador que nos deu a vida com a sua Paixão, morte e ressurreição? O reino de Deus está sempre perto de nós e por isso devemos ter esperança e coragem de estar com Deus e com a comunidade cristã.

 

O profeta Malaquias nos descreve como é o Dia do Senhor. O contexto histórico é o retorno do Povo de Israel do exílio, lugar de falta de liberdade e longe de Deus. Agora o Povo de Deus estava cheio de esperança de dias melhores como promessas de paz, de bem-estar e de justiça. O que eles tiveram não foi bem assim, trouxe desilusão e desesperança.

 

Mas o profeta Malaquias vem em nome de Deus com palavras de conforto e de esperança diante de tanta dificuldade e os exorta que Deus nunca abandona o seu Povo. Assim vai ter o bem, a justiça e a verdade, pois é Deus que conduz a história. O nosso Deus é libertador e sempre esteve ao lado do seu povo, mesmo que este foi infiel. Malaquias não quer incutir medo do fim do mundo, mas colocar a esperança que renasce da vida em Deus que nos liberta das armadilhas do mal.

 

Hoje vivemos uma situação de desesperança e de caos, dá impressão que o mal vencerá, mas quem crê em Deus sabe que Ele nunca nos abandona e vai intervir na hora certa. (cf. Mal 4,1-2)

 

A Segunda Carta de Paulo aos Tessalonissences é direcionada a comunidade Tessalônica que estava abalada e desorientada pelas falas de fanáticos que pregavam o fim do mundo. E por isso estavam desanimados até de trabalhar, pois tudo vai acabar. Isso é um grande engano. Então Paulo os exorta que devemos trabalhar e viver dizendo: "Quem não quer trabalhar, também não deve comer...". Se queremos esperar a vinda do Senhor devemos trabalhar e procurar fazer o bem, partilhando os dons e serviços na comunidade cristã, na família, no trabalho e no mundo. Praticar a corrente do bem e construir a ponte do amor, da esperança e da fé em dias melhores com Deus e com os irmãos. (cf. 2Ts 3,7-12)

 

O evangelista Lucas narra um discurso escatológico, plenitude dos tempos finais. É a história da salvação que acontece em Cristo e na missão da Igreja. Sem essas bases não se pode ver e viver a realidade nova que Deus nos dá nesta terra na jornada que fazemos para o Reino definitivo.  Somos a Igreja peregrina.

 

Lucas escreve no contexto de 50 anos ocorridos após a morte e ressurreição de Cristo. O mundo daquela época estava um caos: como guerras, revoluções, destruição do Templo de Jerusalém e a perseguição e martírios dos primeiros cristãos provocado pelos romanos e judeus não convertidos. Eram momentos difíceis e muitos acreditavam que era o fim do mundo chegando.

 

Isso acontece ainda hoje diante de tantas calamidades, guerras, violências e ódios por toda parte do mundo e isso pode nos levar a desesperança e acreditar que o fim do mundo está próximo. Isso é um grande engano que pode nos levar a omissão da prática da nossa missão de proclamar que Jesus é o Senhor e Salvador, e tudo muda quando estamos em comunhão com Deus e com os irmãos na Igreja. O templo e a grandiosidade dele não superam quem é Cristo e a sua Igreja.

 

O que fica permanente é a Igreja, povo de Deus, que é o corpo ligado a cabeça que é Cristo. Infelizmente muitos acham que podem viver sem está na Igreja de Cristo, sem participar da comunidade de fé, da Palavra de Deus e da comunhão. Jesus dá o sinal de que será a escatologia do mundo e das pessoas.

 

Não devemos espantar pelos acontecimentos ruins, ruídos de guerras e de caos, pois muitos se enganam com falsos profetas que são proclamadores de desgraça e desesperança no mundo. Somos cidadãos do céu, mas devemos colocar os pés e a mão na massa do tempo presente, sendo portador do amor, do perdão, da misericórdia, da fraternidade, da solidariedade e da partilha. Onde existe isso não há miséria e nem desesperança e a mesa se torna farta no pão material e na Palavra de Deus para todos. (cf. Lc 21,5-19)

 

Que esta liturgia nos encha de esperança e de coragem de sermos missionários de Cristo, levando a todos a Palavra de Deus que salva e a consciência que devemos estar em comunhão com Cristo na sua Igreja, partilhando com todos o bem e vivendo a eucaristia. Sempre há o renascer de novo dia e de novo tempo, e nada se perde no mundo. Logo vamos iniciar o tempo do Advento de novos tempos, pois a salvação de Cristo está disponível a todos que querem tomar posse e viver construindo o jardim de flores que está na difusão do amor, da justiça e da fraternidade. 


Tudo por Jesus nada sem Maria! Servus Christi Semper! Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: