ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 6 de novembro de 2022

Solenidade de Todos os Santos, celebra a vida de todos em Deus

 Solenidade de  Todos os Santos, celebra a vida de todos em Deus


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 32º Domingo do Tempo Comum, estamos quase no final do ano litúrgico. Hoje celebramos a Solenidade de todos os Santos, pois há muitos santos que não estão canonizados, mas que foram pessoas que deram exemplo de santidade seguindo Cristo, a cabeça da Igreja. Isso pode nos dar a certeza que há a liturgia celeste onde todos vão estar com Deus e lá não há imperfeição e nem engano. Todos que querem seguir Jesus passam por tribulação e testemunho com sua vida e até a morte pelos maus que não querem Deus na sua vida e nem na história.

Deus sela os seus santos e ungidos e nós sabemos que pelo Batismo somos convidados a sermos santos e missionários para levar a Boa Nova da Salvação de Cristo. Quem nos dá vida é Cristo, pois ele já ressuscitou e está vivo para sempre. Esta verdade não se desfaz com as ideologias reinantes no mundo porque Deus é e sempre será. A felicidade consiste estar com Deus na sua presença, pois ele nos dá a liberdade verdadeira. A Lumen Gentium 14 nos fala da necessidade de estarmos na Igreja peregrina na terra e sermos batizados, crendo que Cristo é o mediador que nos salva e nos leva ao Pai. É pela graça de Cristo que somos salvos.

A santidade não é esforço humano, pois sem Cristo não podemos ser santos. Hoje vemos que o mundo esqueceu de Deus e da sua Igreja, muitos praticam ódio, violência, morte e toda forma de mal que está aos nossos olhos vistos. Os Sacramentos nos permitem estar unidos a Cristo, que é a Cabeça da Igreja e sem essa consciência, o mundo torna-se uma barbárie e caos.

Estamos caminhando para a morada eterna que é o céu, somos cidadão do céu e devemos tomar posse disso e viver como tal.  Isso nos confirma o que Paulo disse: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram nem o homem pode imaginar o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1 Cor2,9). E mais ainda: "Agora vemos como num espelho, mas depois veremos face a face" (1 Cor 13,12). No céu não vamos ter o eterno descanso, mas uma vida ativa em Deus da vida.

Quando rezamos o Credo da Igreja e professamos que cremos na comunhão dos Santos e isso quer nos dizer que há a intensidade nas relações dos membros da Igreja peregrina, Igreja triunfante e Igreja padecente no purgatório. Comunhão dos Santos significa: - "Essa expressão indica em primeiro lugar a comum participação de todos os membros da Igreja nas COISAS SANTAS: a fé, os Sacramentos, os Carismas e outros dons espirituais". (CCIC 194)

- "Designa também a comunhão entre as PESSOAS SANTAS, ou seja, entre as que pela graça estão unidas a Cristo morto e ressuscitado.   Alguns são peregrinos na terra; outros, tendo deixado essa vida, estão se purificando ajudados também pelas nossas orações; outros enfim já gozam da glória de Deus e intercedem por nós. Todos juntos formamos em Cristo uma só família, a Igreja, para a glória da Trindade." (CCIC 195)

Que esta liturgia nos ajude a entender mais que é importante estar na Igreja, apesar de alguns dão mal testemunho, mas Ele é santa por causa de Cristo que age nos seus membros para serem santos através dos sacramentos, da sua Palavra que salva e da Eucaristia que nos ajuda a ser e buscar a santidade de Deus nas nossas vidas e na comunidade em que vivemos. Amém.

Tudo por Jesus nada sem Maria! Servus Christi semper!

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: