ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 29 de outubro de 2022

Como Zaqueu, devemos fazer o possível de ver e estar com Jesus

Como Zaqueu, devemos fazer o possível de ver e estar com Jesus


 


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 31° Domingo do Tempo Comum e agora já estamos próximo do final do ano litúrgico. Percorremos as trilhas de Cristo que nos leva à salvação. Durante esse ano passamos por estradas tortuosas, cheio de perigos e armadilhas do mal. Isso pode nos levar a pensar somente nos lados negativos e do mal. Deus é paciencioso e misericordioso porque ele é amor.

 

Estamos vivendo o olhar das pessoas como inimigas. Estamos vivendo rivalidades nas ideologias: políticas, religiosas, sociais e econômicas. Criamos barreiras que trazem ódio, vingança e violência de toda ordem, trazendo divisão na religião, na sociedade e na família. Deus não quer isso. O episódio da saída do Povo de Deus do Egito teve um longo caminho onde Deus interferiu para que libertasse o povo do seu agrado. Mas o coração do Faraó era cheio de arrogância e não sabia quem é Deus, por isso o alertou várias vezes, apesar da sua   negação, trazendo pragas para que ele abrisse os seus olhos para ação de Deus ao seu povo escolhido que estava subjugado ao seu poder tirano.

 

 

Aqui vemos que Deus é benevolente. Deus é assim porque é poderoso e bom. Não se incomoda com o não do povo e nem na sua desobediência, mas acredita que um dia eles vão se arrepender e voltar ao Deus que é único que é bom e nem quer a morte de ninguém, principalmente do pecador. Deus ama tudo pois foi ele que criou todas as coisas. Deus nunca vai destruir pois ele achou que tudo é bom e não erra nunca.

 

Qual é o olhar de Deus sobre isso?

 

No livro da Sabedoria temos e observamos o agir de Deus que é bem que fez o homem, apesar que esse é imagem de Deus que foi criado para viver com harmonia em tudo que ele criou. (Sb 11,22-12,2)

 

 Na 1ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de Deus são diferentes dos nossos". (cf. Sb 11,22-12,2)

 

Muitas vezes erroneamente achamos que Deus não olha para nós devido a escalada da mentira, do ódio, do desgoverno, da violência, da corrupção, das mortes provocadas pela ignorância da medicina e da falta de equipamentos e remédios no sistema de saúde. É o que vivemos e vimos na Pandemia. Então é mais fácil culpar , culpar governo e pessoas.

Na segunda carta de Timóteo nos mostra o apóstolo Paulo que nos diz que Deus é o autor da nossa salvação e se não fosse o amor Dele por nós, nós estaríamos longe do seu Reino.

Foi um preço alto que ele pagou as nossas ofensas e culpa. Deus caminha na nossa história, é ele que dá força, ânimo, este estende a mão nos olha com olhar compassivo apesar da lama de pecado que estamos revestidos. A salvação é conquista de cada um de nós com a graça de Deus.

Como vemos isso acontecer entre nós?

Quando vemos no mundo onde existe o perdão, a misericórdia e o amor , compaixão, solidariedade e fraternidade com os mais necessitados, mas quando falta tudo isso no mundo vai gerar falsidade, chantagem e maldade em nome do dinheiro.


Deus não é assim, pois ele é amor nos dá gratuitamente a sua graça para que possamos voltar regenerados como uma nova criatura. (cf. 2Tm 1,11-22)

 

O evangelista nos mostra o episódio de Zaqueu, um homem pecador, desprezado pelo povo por ser ladrão e por isso estava longe de estar no convívio dos ”bons”. Mas ele era bom queria uma chance de ver Jesus e estar como, falar das suas misérias humanas que o atingiram através do pecado do dinheiro do outro. as pessoas não o deixava ver Jesus, mas ele sobe a um árvore, pois ele era de estatura pequena. Jesus tem o olhar que vai além do nosso. Jesus viu que ele queria algo mais para preencher a sua vida. Jesus olha para cima e pede para descer, deu-lhe dignidade e ainda quis fazer a refeição em sua casa, sina que ele já está fazendo parte da comunidade onde Jesus é o centro.

 

Que belo exemplo para nós. Hoje vemos que muitos querem ver Jesus na comunidade igreja, mas nós os impedimos porque achamos que temos sempre o privilégio de estar com Jesus nos movimentos, nas pastorais e na comunidade. Fazemos alfândega na entrada da igreja e da comunidade, esse pode entrar porque está nosso time e o outro não, então os excluímos. A salvação é um convite para todos: pobres, mendigos, ricos e todos que querem estar com Jesus ouvindo a sua Palavra e participando plenamente da Eucaristia. (cf. Lc 19,1-10)


Tudo por Jesus nada sem Maria! Servus Christi semper!!!


Jose B. Schumann Cunha jbscteologo@gmail.com 12 991508895

Nenhum comentário: