ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 16 de abril de 2023

A Comunidade é lugar do Ressuscitado com seu povo

A Comunidade é lugar do Ressuscitado com seu povo


Queridos irmãos e irmãs, 

Estamos celebrando o 2° Domingo da Páscoa, e também o Domingo da Misericórdia. É na comunidade cristã que Jesus está presente. A Igreja nasce da cruz e ressurreição de Cristo. Ela tem a missão de levar a boa nova a todos. É a vida nova que se dá a todos.

No Livro dos Atos dos Apóstolos, temos a narrativa como que a comunidade nasceu. Comunidade deve ser de irmãos uns com os outros, de partilha, de solidariedade e de comunhão. Uma comunidade que se reúne na Palavra e na Eucaristia. Não tem distinção de pessoas. Todos participam com alegria.

Essa comunidade deve ser modelo para nós neste mundo capitalista, individualista e insensível. Se isso acontecesse, todos ficariam admirarados, como vimos nas primeiras comunidades.

O centro da comunidade é Cristo e quem dá a força e iluminação é o Espírito Santo. A história da salvação se propaga e nela todos que a abraçam vão experimentar a graça da salvação que Cristo trouxe para todos. As nossas comunidades devem ser assim para que outros vejam e possam aderi-las com alegria (conferir em At 2, 42-47).

Na  Primeira Carta de Pedro, temos um hino de louvor que bendiz ao Senhor Deus Pai que não deixou Cristo na morte, mas o ressuscita e isso faz renascer a nossa esperança. Nós podemos renascer em Cristo que vive para sempre.

O Batismo nos sepulta da morte e nele recebemos a semente da ressurreição que deve ser cuidada em terra boa para crescer e dar frutos de vida e alegria eterna (conferir em 1 Pd 1, 3-9).

A misericórdia de Deus é eterna e está ao alcance de todos. Deus é bom o tempo todo.

O evangelista João nos mostra que o centro da comunidade é Cristo, pois Ele fica no centro do cômodo onde estavam os discípulos. Em Cristo, somos mais fortes na fé e ela faz com que superemos o medo. O pavor e o medo são superados, quando Cristo está no meio da comunidade, quando Ele diz: a Paz esteja convosco.

Jesus infunde a todos a confiança que não decepciona. A situação após morte e ressurreição de Cristo deve ser be estruturada na firmeza de participação em comunidade na Palavra de Deus e na Eucaristia.

O perdão, a paz e o Espírito Santos são alicerces que mantêm a comunidade viva. Mas deve estar acompanhada com a fé. Devemos crer em Cristo sem tê-Lo visto, mas a fé que me dá certeza que Jesus está ressuscitado e no meio de nós. O exemplo de Tomé que precisou ver para Crer... Mas Jesus nos dá um grande valor para os que não viram e creram n'Ele. Jesus está vivo para sempre (conferir em Jo 20, 19-31). 

Que esta liturgia nos ajude a ter mais fé, ser mais solidários, ser mais compassivos, ser atuantes na comunidade como membro vivo. E assim seremos luz e testemunha de Cristo para todos. Que a Misericórdia de Deus nos alcance com as graças de Deus em Cristo para sempre. 

Amém!!! 

Aleluia!!!

Jose Benedito Schumann Cunha

Tudo por Cristo, nada sem Maria!!! Servus Christi Semper!!!

Nenhum comentário: