ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 30 de abril de 2023

Jesus é o Bom Pastor e está conosco sempre

 Jesus é o Bom Pastor e está conosco sempre




Queridos irmãos e irmãs, estamos no 4° Domingo da Páscoa. E hoje celebramos o Domingo do Bom Pastor. Jesus é o Pastor, por excelência, que está conosco sempre e Ele quer nos libertar das mãos do mal e da escravidão do Pecado. Ele cuida do seu rebanho, leva para alimentar e dá água cristalina. Ele respeita a individualidade de cada pessoa e as pessoas reconhecem a sua voz, como a ovelha que reconhece a voz do pastor e sabe que Ele cuida e zela.

Não é como os maus pastores que querem apenas o dinheiro dos fiéis  e nem importa com os problemas de cada pessoa que deve ser cuidada. São mercenários e que as usam para o seu próprio proveito. Jesus não é assim e Ele quer que os pastores sejam como Ele é e sempre foi.

Nos Atos dos Apóstolos nos mostra Cristo como Pastor e é Nele que devemos seguir. O que devemos fazer? A resposta é simples e está na condição de converter a Cristo. Receber os dons do Espírito Santo e recriar o novo homem. No Batismo recebemos dom do Espírito santo, assim somos nova criatura em Cristo. (cf. At 2,14a.36-41)

O Salmo 23 reforça que Jesus é bom pastor e cuida e não deixa que o inimigo nos destrua e ainda arruma uma mesa cheia para que não passemos necessidades.

Pedro nos fala que devemos seguir Cristo, pois Ele é o único Pastor. Ele nos guarda e nos guia a lugares seguros. É só deixar ser conduzido por Ele. Viver a justiça no amor e o mal com o bem, assim o mundo torna-se mais justos para todos. (cf. 1 Pd 2,20b-25).

Pedro nos adverte para suportar o sofrimento com Paciência, pois isso é graça de Deus. Nós somos chamados também para isso, pois Jesus também sofreu muito para nos salvar. Somos convidados a seguir os passos de Jesus. Ele quer salvar a todos. O que devemos fazer é converter de corpo e alma para Cristo, pois Ele é o caminho, verdade e vida. Ser justos nas nossas ações, trabalhos e negócios, pois somos caminhantes na terra rumo ao céu. Devemos fazer o bem sempre.

O evangelista João nos mostra Jesus que acompanha as ovelhas e não deixa o lobo chegar perto. Suas ovelhas reconhecem a voz do Pastor. Muitos usam os evangelhos de Cristo para o seu interesse.

O malfeitor não entra pela porta da frente porque é mercenário. Então devemos seguir  Cristo que deixou a sua Igreja para que não nos enganemos com doutrinas vãs que estão longe que Dele e assim colocar em prática do evangelho em nossa vida para podermos ser verdadeiras testemunha do Cristo no mundo. (cf.,Jo 10,1-10)

A comunidade deve espelhar como Jesus é. O que vai nos ajudar muito é ouvir a Palavra de Deus, escutar Cristo e fortalecer a participação na Eucaristia como nossos irmãos de comunidade.

Que esta liturgia nos ajude a sermos coerente com a fé que profetizamos e que a comunidade cristã seja autêntica no formato que Cristo quer.
Tudo por Jesus nada sem Maria. Servus Christi semper!

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: