ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 6 de maio de 2023

Jesus é o "Caminho, Verdade e Vida"

 Jesus é o "Caminho, Verdade e Vida"



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 5° Domingo da Pascoa, Jesus quer que vivamos em comunidade e é nela que fazemos a experiência de estar em comunhão com Deus e com os nossos irmãos e irmãs de comunidade em Cristo.

A liturgia bíblica nos mostra e nos indica como que a comunidade sobrevive, pois ela tem que ter um guia seguro que é Cristo para nós. Na comunidade cristã deve ser o lugar da solidariedade, partilha e amor mutuo.

No livro Atos dos Apóstolos (At 6,1-7), vemos que os cristãos de origem grega perceberam que as suas viúvas estavam sendo mal atendidas em relação às viúvas judaicas. Isso não pode acontecer na comunidade pois a exclusão atrapalha a comunhão. Para resolver os apóstolos oraram e propõem a escolha de 7 homens honrados para serem servidores e assim foi criado o ministério do diaconato, que é estar a serviço.

Viver em comunidade não é fácil, pois ela tem que ser transparente e sem privilégio ou distinção dos demais. Cada membro tem seu valor e é diferente de cada, mas deve buscar a unidade na pluralidade.

A Eclesialidade se constrói na humildade, no serviço, e na diversidade de dons do seus membros e compreensão, buscando na força do Espírito Santo a fraternidade com todos. Percebemos que nas primeiras comunidades houve a preocupação da hierarquia que é uma forma de ser uma Igreja de saída.

Uma comunidade apostólica que ora e quer estar serviço dos que mais precisam. É bom ressaltar que a comunidade cristã deve estar na escuta da Palavra e na partilha do Pão. Tudo isso é movido no amor fraterno sem desprezar ninguém.

Na Primeira Carta de Pedro (1Pd 2,4-9) , vemos que ele mostra para nós como  é e deve ser a Igreja. Ele compara como um Edifício. É um edifício espiritual onde cristo é a base angular que sustenta todo o edifício que somos cada um de nós . Cada tijolo tem o seu papel e importância.

Ninguém pode ser desprezado dentro da comunidade cristã, pobres e ricos são peças importantes no convívio solidário na Igreja. Devemos ser pedras vivas, realizando plenamente o Projeto de Deus.

O evangelista João (Jo 14,1-12), nos mostra que a Igreja é um povo peregrino e que tem um norte para ser guiado. Esse Norte é Cristo, pois Ele é o caminha, verdade e vida. Não existe outro caminho se não for Ele.

Essa verdade é fundamental para nós, após a Ascensão de Cristo aos Céus. Se não podemos ver  a presença física de Jesus e sabemos da sua importância na Igreja, pois Ele é a cabeça que dá as diretrizes para caminhar numa estrada segura para o céu.

Não podemos seguir outras ideologias que não vão nos levar a nenhum lugar, pois somente Jesus é a certeza que não decepciona. Hoje o mundo caminha em estradas diferentes e às vezes não levam a lugar nenhum. Muitos ficam confusos e sem direção, mas se seguir a Cristo vamos ter a alegria plena que se dá na vida eterna.

Jesus é o mediador entre o céu e a terra. Não desperdicemos o tempo, devemos voltar para Ele para encontrar a paz verdadeira que se traduz em gesto de solidariedade, partilha, amor e perdão na comunidade que estiverem situados.

 

Podemos pensar no que Jesus disse que lá no céu tem muitos lugares e que Ele mesmo vai cuidar disso. Portanto, sejamos dóceis ao Espírito Santo, vivendo na comunhão com todos e todas na unidade e promover uma Igreja onde Deus é prioridade no serviço despojado para o bem comum entre os irmãos e irmãs.

Que esta liturgia nos ajude a ter um foco e meta em Cristo que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Jose B. Schumann

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!Servus Christi semper!

Nenhum comentário: