ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 26 de agosto de 2023

Cristo e a relação com a Igreja

 Cristo e a relação com a Igreja



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 21º Domingo do Tempo comum e a liturgia vai nos inserir nos dois temas fundamentais que são Cristo e a sua Igreja.

A liturgia bíblica nos mostra no livro de Isaías como uma pessoa se tornava ministro da casa real e isto se dava na entrega e na guarda da chave do Palácio Real. Aqui vemos Eleaquim que é a prefiguração de Pedro a quem Jesus confiou à Igreja, novo Povo de Deus.

Isso é importante para nós para entender o evangelho de que fala de Pedro com Cristo. Portanto nos dá uma certeza da posição de Pedro na Igreja de Cristo e de todos os seus sucessores. Hoje é o nosso Papa Francisco que é o guardião o da chave da Igreja de Cristo.(cf. Is 22,19-23)

Na carta aos Romanos podemos entender o convite que se faz para nós contemplarmos a riqueza e sabedoria e a ciência de Deus que nos apresenta de modo admirável o seu Projeto de salvação do homem. Deste modo nos faz novas criatura restauradas por Cristo, que é a sabedoria da ação de Deus no mundo. (cf. Rm 11,33-36)

A igreja nasce em plena adesão a Cristo como Senhor e Salvador. Jesus é o Messias, filho do Deus vivo. A organização da Igreja se dá ao redor de Pedro, o primeiro Papa. Primeiro, o evangelho nos apresenta o aspecto Cristológico, isto é, quem é o Cristo. Nós aderimos a Cristo porque sabemos quem Ele é.

Mateus ainda nos apresenta o que é a Igreja, aspecto eclesiológico. Jesus interroga os discípulos para saber o que as pessoas pensam de Dele. As respostas eram superficiais, demonstrando os aspectos exteriores de um homem extraordinário, bom e justo. Mas Jesus vai mais além, pois quer saber o que os discípulos pensam de Dele de fato.

Pedro toma a palavra e reconhece que Jesus é o Messias prometido e ainda dá o testemunho de fé dizendo que  Jesus é o Filho de Deus. Esta confissão é movida pela ação do Espírito Santo. Tudo isso nos prova para confessar que Jesus é Filho de Deus é preciso termos uma experiência pessoal com Ele na força do Espírito Santo. Isso os discípulos já experimentaram no convívio com Jesus Cristo por três anos.

Após essa confissão de fé no Cristo, Pedro recebe o poder da chave da Igreja, pode ligar e desligar aqui e no céu. Não podemos jamais duvidar disso e isso é esclarecido já no livro do Profeta Isaías. (cf. Mt 16,13-20)

Portanto podemos dizer: A fé da comunidade dos discípulos, apresentada pela voz de Pedro, é o fundamento sobre o qual Jesus vai assentar a Igreja: "Sobre esta Pedra edificarei MINHA Igreja". Hoje a Igreja está assentada no Magistério Petrino do Papa Francisco e todo Povo de Deus que é a Igreja

Queridos irmãos e irmãs, que esta liturgia nos ajude a termos consciência que a Igreja de Cristo é a Igreja Católica e as chaves dela está nas mãos do nosso Papa Francisco, sucessor de Pedro e que devemos orar para que haja fidelidade nossa a Cristo e a Igreja através da nossa fé viva em Cristo e vivida em comunidade cristã.

Tudo por Jesus nada sem Maria! 

Servus Christi Semper!!!

 Jose B. Schumann Cunha

 

Nenhum comentário: