ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Moradores da Rua Sebastião Duarte reclamam de barulho de fábrica

Denúncia - Instalação de fábrica industrial em pleno bairro domiciliar - Morada do Sol - Descaso da Prefeitura de Montes Claros com a qualidade de vida da população

Em pronunciamento durante matéria da semana passada veiculada no MGTV (25/08/2023), o vice-prefeito-candidato, Guilherme Guimarães de Oliveira, do Partido União Brasil (PUB), centrão, declarou que a atual administração preza pelo bem-estar do cidadão e proporciona qualidade de vida para todos, mas, infelizmente, esta fala não condiz com o que os moradores do Bairro Morada do Sol estão passando, pois, fomos surpreendidos, aproximadamente há três semanas, com a instalação de uma fábrica, isso mesmo, uma fábrica de gelo. Pasmem!!! Ou seja, uma indústria em pleno bairro residencial!!!

Pois já estamos aqui há mais de 20 anos e há um mês uma empresa chega e muda toda a rotina por conta do barulho que provoca initerruptamente, dia e noite. Então, como dissemos, há aproximadamente duas semanas, instalou-se, na Rua Sebastião Duarte, 886, no Bairro Morada do Sol, região sul da cidade, perto da igreja Santa Clara, em meio a várias residências, um galpão onde emite ruídos constantes. Este barulho está vindo de uma casa que não tem identificação alguma de placa da empresa, mas pelo que pode ser constatado no local, tem um mini-galpão instalado sob um telhado de metalon que deve estar abrigando esta máquina ou algo do tipo, onde parece ter uma instalação de um motor ou bomba de poço artesiano, não sabemos exatamente o que está causando este ruído, mas emite diuturnamente um ruído que incomoda alternando em uma zoeira constante de altos e baixos initerruptamente, causando reverberações em paredes e muros, dia e noite.



E o que mais incomoda é durante a noite e de madrugada, impedindo o sono e, durante o dia, o ruído incomoda na concentração para estudos e para desenvolver trabalhos em home-office. Ou seja, aqui é um bairro-dormitório, em que as pessoas descansam para no dia seguinte poderem trabalhar e fazer as suas atividades corriqueiras.

O que não entendemos é como uma fábrica se instala num bairro eminentemente residencial que sempre teve o costume de ser tranquilo??? Queremos que a Prefeitura de Montes Claros e órgãos competentes tomem uma providência o mais urgente possível porque, com certeza, com o tempo, além dos danos auditivos, os danos psicológicos serão irreverssíveis, pois atingem diretamente o sistema nervoso central tanto de seres humanos, quanto de animais. Acreditamos impossível conviver com este ruído constante, perturbando o bem-estar geral.

Isso é um total desrespeito aos moradores que têm seus direitos garantidos, uma vez que já estavam aqui desde o início da criação deste bairro que é eminentemente residencial e outros que moram há mais de 20 anos ou então o distrito industrial está expandindo tanto que chegou até aqui? Um completo absurdo!!!

Um total absurdo que ninguém da fábrica mora no local porque também para dormir em tal local seria impossível pela proximidade do ruído. Ali acreditamos que existem apenas as máquinas. É um caso que tem que ser averiguado e configura instalação predominantemente de uma indústria. Entendemos que a cidade cresce a cada dia e não queremos impedir a expansão comercial e industrial de Montes Claros, que todos se beneficiam, mas isto tem que ser feito com rigor e avaliado com critério pelos órgãos competentes e que estes estabelecimentos industriais/comerciais barulhentos não sejam instalados à revelia em qualquer lugar, sem uma prévia análise e levando em consideração o entorno da área em questão condizente com o bem-estar de todos os habitantes que ali já vivem.

Já fizemos denúncia ao Meio Ambiente, mas até agora não obtivemos respostas solucionáveis e tentamos identificar e solicitar uma fiscalização se há registro de tal empresa junto à Secretaria de Finanças da Prefeitura de Montes Claros, sem sucesso! Por isso pedimos, encarecidamente, que a Prefeitura, Câmara de Vereadores, secretarias de Meio Ambiente, Secretaria de Finanças, Polícia Militar Ambiental e Ministério Público averiguem e reavaliem a liberação do funcionamento deste tipo de empreendimento em total desproporção onde foi instalado e em total desrespeito aos moradores deste bairro. 

Pedimos que a Prefeitura solucione este caso o mais rápido possível e a InterTV e os órgãos de imprensa responsáveis e porta-vozes dos cidadãos acompanhem este caso de perto para que possamos chegar a um melhor entendimento para que ambas as partes não sejam prejudicadas, principalmente nós, moradores no entorno deste "empreendimento" instalado no Bairro Morada do Sol, o que já está acontecendo.

Muito obrigado pela atenção!

Os moradores do Bairro Morada do Sol

Montes Claros-MG

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Nenhum comentário: