ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Precisamos de “Testemunhas" autênticas

 Precisamos de “Testemunhas" autênticas



Queridos irmãos e irmãs, estamos no Tempo da Páscoa. Jesus aparece várias vezes aos apóstolos para que eles abastecem dele para a missão de continuar a obra salvífica de Cristo. Cristo que salvar a todos, precisamos de verdadeiras testemunhas que tenham convicção e honestidade de vida para dar Testemunho ressuscita, Estes vão sair pregando com palavras, testemunhos e graça de Cristo vivo que vai operando milagres e bênçãos a todos que Nele crer e viver o que Ele diz.

É Jesus que toma iniciativa.  Jesus sempre vai ao encontro dos apóstolos e nós queremos segui-Lo na alegria de ter Ele perto de nós. O medo que foi trazido neles devido a morte injusta numa crueldade tamanha pelos poderosos do poder religioso político foi se desfazendo pela presença de Jesus ampère traz a paz duradoura nos nossos corações.

O anúncio deve ser de coragem e de forma de autoridade, pois Jesus cura o doente, o coxo através dos apóstolos. "O Cristo, que vós matastes, Deus o ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas..."assim como acontecia no início da Igreja: "O Cristo, que vós matastes, Deus o ressuscitou dos mortos. E disso nós somos testemunhas...". Isso prova que Jesus está vivo no meio de nós. Nós vemos muitas pessoas santas e mártires que fazem milagres, permitem graças, mas são instrumentos e que quem realiza maravilhas através deles é Jesus Cristo Ressuscitado. (cf. At 3,13-15.17-19)

Na primeira carta de São João nos lembra que devemos testemunhar o Cristo que ele conviveu, viveu e participou em solidariedade do sofrimento e martírio de Jesus na cruz com as mulheres e com a mãe de Jesus. Se estamos com Ele na comunidade, nos serviços aos mais necessitados, na partilha do pão material e da eucaristia, e principalmente na adesão a Cristo, ouvindo a sua palavra na assembleias dos irmãos e irmãs na Igreja.

A fé tem que estar ligada na vida e elas são demonstradas com o nosso agir na família, no trabalho, no dia a dia com todos sem discriminar ninguém, isto é pobres, ricos as minorias, os doente e os excluídos que querem ter a palavra de Deus que salva. (cf. 1Jo 2,1-5) Jesus sempre estará nos ajudando para nos levantarmos nas quedas e ainda não nos deixa a sermos orgulhosos por estar na Igreja. Jesus está onde a humildade impera. Os muros das nossas casas e os templos não podem nos separar dos nossos irmãos e irmãs que estão esperando a mensagem de Cristo que salva.

Os acontecimentos da sexta-feira deixaram os discípulos medrosos e fechados em suas casas ou em lugares fechados com outros discípulos por causa do terror dos maus que procuram exterminar a presença de Jesus neles.

Jesus está vivo, mas eles ainda não tinham a fortaleza do Espírito Santo. Estavam com medo de serem reconhecidos pelas autoridades más. Isto acontece muitos se acovardam com medo das represálias que não querem que haja vida, pão, moradia, saneamento básico para o povo sofrido que são muitas vezes explorados pelos interesses próprios para que o poder seja mantido e sustentado com as suas regalias.

Jesus se apresenta no meio e dá a paz. Mostra que é Eles mesmo com as chagas. Tudo que houve foi previsto. Hoje nós temos medo de dar testemunho da nossa. (cf. Lc 24,35-48)

Queremos ficar fora da Igreja que luta pelos pobres para eles terem uma vida digna sem luxo, mas que possam ter saúde, saneamento básico, moradia digna e alimento para matar a fome deles. Jesus está no meio da comunidade e nunca para grupos que querem ter posse Dele como sendo só eles que podem ser ativos na Igreja e não deixam que outras pessoas participem juntos. a Igreja do povo acontece porque eles são pessoas humildes e pobres. Infelizmente, quantos estão marginalizados na Igreja dentro  e fora dela.

Que estas liturgia nos ajude a sermos a Igreja sinodal e de saídas. Todos devem estar no mesmo barco da Igreja, nada de discriminação e que sejamos a luz que leva Jesus vivo a todos.

Tudo por Jesus, nada sem Maria! 

Servus Christi semper.

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: