ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Somos Ovelhas sem Pastor neste mundo plural, precisamos de Cristo

 



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste próximo domingo o 16º Domingo do Tempo Comum. Nós temos que voltar para Cristo, Ele é o Pastor que está sempre ao lado das ovelhas. Jesus não tem interesse mesquinho de poder e nem explora as ovelhas do seu redil, mas cuida, zela, ajuda, tem compaixão e misericórdias daquelas frágeis e fracas.

No livro de Jeremias nos fala da denúncia de Jeremias dos maus pastores que são indignos de cuidar das ovelhas, pois usam das ovelhas para si e as exploram, mas ele anuncia que é o próprio Deus cuidará do rebanho, dando lhe vida em abundância, voz e vez. Assim a paz chega para todos, na tranquilidade, na justiça que traz a salvação para todos.

Deus é fiel e zela para todos sem nenhum interesse pessoal. Infelizmente como naquele tempo hoje vivemos com maus pastores que se enriquecem, explorando a boa fé do povo sofrido. E estes vivem na ostentação e luxos sem pensar em milhões que vivem mal e estão clamando por justiça e vida digna. (cf. Jr 23,1-6)

Na carta aos efésios nos dá a certeza que Jesus é o que desfaz todas as amarras e barreiras que separavam as pessoas de Deus e entre nós devido ao pecado e agora o pro jesus nos reuniu num só rebanho e num só povo comandado por ele. Infelizmente nós notamos no mundo presentes quantas ideologias religiosas que fazem separações de pessoas sem importar quem nos une é Cristo.

Não tem vários Cristos fabricados por ideologias dos homens que querem manter muitos aprisionados a doutrinas capitalistas de poder e exploração. Jesus é o que dá o caminho certo para nós na terra rumo aos céus com todos os irmãos e irmãs na fé Nele com sinceridade e fidelidade. (cf. Ef 2,13-18)

O evangelista Marcos nos mostra Jesus o pastor que olha a todos com misericórdia. Jesus acolhe os discípulos e também o povo sofrido que é desprezado pelo poder religioso da época.

Os discípulos vieram da missão, Jesus os acolhe e os faz descansar. Jesus também faz uma revisão das tarefas feitas. O cansaço e alguns obstáculos surgem, mas é preciso encontrar na oração as forças necessárias de revigoramento para as futuras missões. O missionário não pode desanimar. O anúncio não é apenas ensinar a doutrina, mas acolher e ajudar as ovelhas que precisam de cuidado e zelo para que elas possam voltar alegria de pertença ao rebanho de Cristo.

Devemos muitas vezes retirar para lugares desertos, orar é entrar em sintonia com Deus. Se não fizermos, seremos apenas um funcionário da comunidade. Devemos amar a missão e ser sempre um discípulo companheiro de Jesus. Jesus teve e tem compaixão do povo sofrido ontem e hoje. Ele compara as ovelhas sem pastor. Jesus é o bom pastor que está sempre ao lado delas, principalmente as que mais precisam (cf. Mc 6, 30-34)

Hoje há muitas ideologias políticas, econômicas, sociais e religiosas que nos fazem ser um agente deles sem se preocupar na verdadeira missão de Cristo que é a libertação e a salvação. Jesus não quer que sejamos escravos de doutrinas e nem ideologias escravizantes, mas Deus que pessoas libertas que agem em comunidade para o bem de todos.

Que esta liturgia nos ajude a sermos bons pastores de nossas comunidades cristãs, sendo uma Igreja de saída. Ter uma visão de uma Igreja sinodal. Que as orações nos ajude a sermos simples e presentes no lugar que mais precisam de nós. Amém

Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi semper

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: