ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 6 de julho de 2024

Muitas vezes o missionário é rejeitado pelos seus

 Muitas vezes o missionário é rejeitado pelos seus



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando no dia 7/7, o 14º Domingo do Tempo comum. Deus sempre chama colaboradores para seu Plano de Salvação da humanidade. Muitas vezes somos instrumentos fracos e falhos, mas quem vai dar a força e a coragem é Deus. Ele capacita os seus escolhidos para serem sinais de amor, piedade, misericórdia e perdão. O mundo necessita de bons evangelizadores.

Hoje a liturgia dominical nos chama para três pessoas escolhidas. São pessoas que estão na missão e são rejeitados na terra. O mais importante é ver na fraqueza humana oportunidade para pedir a graça e a fortaleza de Deus como aconteceu com Paulo, o apóstolo.

Na liturgia deste domingo vamos encontrar três figuras importantes que foram rejeitadas e sofreram na missão. São eles: um profeta rejeitado pelo Povo, um “carpinteiro, filho de Maria, rejeitado pelos seus na sua terra e outro reconhece a sua fraqueza na missão. A missão é ser o porta voz de Deus. Ninguém fica só na missão quem dará a força e a graça é Deus.

No livro de Ezequiel (Ez 2, 2-5) nos revela a dificuldade na missão de profeta. O profeta relata o desprezo do povo sobre a sua missão. Mas quem acompanha na Missão é Deus e nada pode temer o seu ministério. Assim devemos ser e seguir. Hoje necessitamos de profetas corajosos e que procuram anunciar o Reino de Deus sem temor e denunciar tudo que tira a dignidade da pessoa humana.

Na Segunda Carta de Paulo aos Coríntios (2 Cor 12, 7-10) nos mostra Paulo  e ele reconhece que é Deus que atua na sua missão. E é Deus que dá força e manifesta o seu poder. E usa os instrumentos fracos e limitados, mas quem capacita e forma é o poder e a graça de Deus. Deus garante a Paulo, apesar do espinho que relata na sua carne, mas Jesus diz: "Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente".

O evangelista Marcos (Mc 6, 1-6) narra para nós a experiência de Cristo na sua terra. Jesus está em Nazaré, na sua terra natal. Lá esteve na sinagoga, ensinando o povo. A sua sabedoria é admirada pelo povo inclusive pelos milagres que Jesus fez, mas isso os deixa assustados pois reconheciam Nele o filho de Maria e do carpinteiro, portanto eles achavam que  Ele não podia ser o Messias esperado. O povo achava que ia vir um guerreiro como foi o Rei Davi ou um sábio como foi Salomão, mas não um pobre filho de carpinteiro.

O que é Deus se não simples e servidor como dizia o profeta Isaías. Eles não perceberam os sinais que a escritura já tinha falado.

Infelizmente o profeta é rejeitado na sua terra. Hoje as pessoas procuram Deus em Palácios e em pastores com holofotes da mídia, mas Deus vem no simples.

Neste século 21 já experimentamos a graça e a bondade de Deus a um servo que soube ouvir a voz de Jesus, sendo o missionário da internet e que fez dele um santo de jeans e de tênis, Beato Carlos Acutis que será proclamado Santo no dia 20/10.  

Se soubermos ouvir, receber a eucaristia e ter a Maria como oxigênio para a vida já estamos caminhando na estrada para o céu com Jesus nos dando força, graça, sabedoria, vivenciando o seu Evangelho com a nossa simples vida.  Jesus conta conosco e a felicidade é estar em comunhão com Ele. No céu estaremos com todos que souberam caminhar com Jesus na terra, sendo fiel na vida, testemunhando que Jesus é Salvador e Senhor da nossa vida.

 Jesus nos transforma para vivermos em santidade. que esta liturgia nos ajude a sermos missionários do Senhor em todas as situações e que não desanimemos diante do desprezo e nem das perseguições. que a graça de Cristo esteja conosco sempre. que a eucaristia seja o nosso alimento, a Palavra de Deus o nosso guia e Maria com a sua proteção de Mãe.

 Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi semper!!!

 Jose B. Schumann Cunha 

Nenhum comentário: