ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 27 de junho de 2024

As colunas da Igreja estão firmes

 As colunas da Igreja estão firmes




Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo a Solenidade de São Pedro e São Paulo. A igreja tem duas colunas fundamentais: a de Pedro que tem a chave da Igreja e Paulo que é o apóstolo dos gentios.

A Igreja é visível nestes dois apóstolos de Cristo. A Igreja é de Cristo e estes dois foram mártires, derramaram os seus sangues por crer e seguir a Cristo. Um foi crucificado de cabeça para baixo e o outro foi decapitado. A liturgia deste domingo nos fala da prisão de Pedro e este foi libertado pelo anjo do Senhor. Embora acorrentado e bem viajado foi livrado da prisão de modo maravilhoso. Deus o liberta e o deixa livre para pregar. Deus cuida e arruma o  modo que a missão deve fazer para de propagar a salvação de Deus para todos. Deus é sempre fiel e Pedro dá testemunho de Jesus sem temor.

Paulo se converte na estrada de Damasco, numa visão do Cristo que vem até ele, de perseguidor torna-se um apóstolo que difunde a todos os cantos a missão que Cristo confiou nele.

Ele é Papa Francisco que é o sucessor de Pedro e nós devemos segui-lo nas suas orientações diante da cátedra de Pedro. Isso é ser católico romano. O mais importante é saber que Pedro foi o guardião da Igreja.

Temos o Paulo que foi fiel à sua missão de propagar a todos o Evangelho de Cristo. Os gentios estão se convertendo com a pregação de Paulo. Hoje somos convidados a levar Cristo, sem temor, a todos. Há muitas pessoas que esqueceram Cristo por causa dos maus exemplos de alguns da hierarquia e dos Cristãos também.

A Igreja é representada por estes dois que nos mostram a missão apostólica da própria Igreja hoje. O Papa é o sinal visível da Igreja querida por Deus.

Estes dois amaram o Cristo, creram Nele como Senhor e Salvador. Nós precisamos procurar seguir estes dois apóstolos. As comunidades cristãs devem ser exemplos do seguimento de Cristo. Não buscar holofotes e nem ostentação, mas ser uma Igreja servidora. A Igreja deve estar junto com os mais pobres e desvalidos deste mundo.

 Que esta liturgia nos ajude a ser mais próximos da Igreja, vivendo em comunidade que busca o verdadeiro ensinamento que está na Igreja. Ser um cristão que busque a autenticidade de vida na Igreja de Cristo que tema confirmação na fé de Pedro e Paulo que neste dia estamos celebrando. Viva São Paulo e São Pedro.

 

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: