ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 14 de junho de 2024

A Semente semeada dá frutos bons ou maus

 A Semente semeada dá frutos bons ou maus

Queridos irmãos e irmãs em Cristo. Estamos celebrando neste domingo o 11° Domingo do Tempo comum. Estamos no mundo e hoje devemos pensar e repensar a ação da Igreja no mundo na pluralidade de culturas e religiões.

Há muitas correntes dentro da Igreja que muitas vezes atrapalham a caminhada dela no mundo. Temos os tradicionais que não querem a mudança. O mundo mudou hoje temos tecnologias e muitas culturas que se fazem presente dando matizes que enriquecem o convívio humano. Mas outros progressistas querem que haja mudanças a qualquer custo e isso pode trazer sequelas irreversíveis. Tudo tem passos que devem ser tomados, respeitando a caminhada de crescimento espiritual de cada um e a paciência de esperar as mudanças acontecerem.

Sabemos que a Palavra é de Deus e não dos homens. Deus não muda. Ele é amor. A comunidade cristã deve andar no compasso de Deus e ter plena confiança nos seus desígnios. Vamos ter um santo moderno, ele é padroeiro da internet. Ele não precisou ser mártir. a sua atitude foi de fazer a vontade Deus. Uma doença o ajudou a purificar as mazelas da nossa humanidade. Ele é o santo da era atual, usando jeans e mochila. Não precisou ser padre ou outra forma da hierarquia da Igreja. Apenas fez a vontade Deus.

No Livro de Ezequiel vemos que a árvore nasce de um rebento, torna-se vigorosa. Deus não esquece do seu povo, pois Ele é fiel. Quando tudo parece perdido, Deus nos ensina que Ele realiza bem todas as coisas. Virá um ramo da dinastia de Davi, que pequeno tornará grande c forte como cedro aonde todos os passarinhos vêm pousar e fará ninhos. Esse rebento é Jesus. Os ramos da árvore são todos os povos que chegam e encontram abrigo e proteção. (cf. Ez 17,22-24)

Na segunda carta de Paulo aos Coríntios narra-se a situação de Paulo no final da sua vida na terra. Apesar de estar cansado pelas provações, ele deseja descansar em Cristo no poder de Deus, mas mesmo assim ainda quer continuar até o último momento da sua vida a fazer da sua vida uma missão até a vontade deus quiser. Ele confia em Deus plenamente na graça de Cristo. (cf. 2Cor 5,6-10)

O evangelista fala que a Palavra semeada de Cristo pelos missionários da Palavra é como a semente de mostarda que mesmo pequenina se torna uma árvore grande. Jesus inicia com entusiasmo, mas no decorrer da sua missão começa a resistência dos maus, fariseus e outros que vem colocar pedras no seu caminho. Os apóstolos também tiveram momentos de resistência diante da Palavra de Jesus e de seus gestos. Mas Jesus fala da paciência e da espera que a semente da palavra tem o seu tempo de germinar e dar frutos. (cf. Mc 4,26-34)

 Não devemos apressar o tempo. Não precisamos de uma Igreja cheia e de espetáculos, mas precisamos de uma Igreja aberta e acolhedora. E que todos tenham vez e voz nela.

 Que esta liturgia nos ajude a sermos semeadores da Palavra de Cristo e que a Igreja seja um sinal de acolhimento, serviço, e misericórdia com os mais fracos e pobres deste mundo.

 Tudo por Jesus nada sem Maria! Servus Christi semper.

 Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: