ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 22 de junho de 2024

Não há tempestade quando Jesus está conosco

 Não há tempestade quando Jesus está conosco



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 12º Domingo do Tempo Comum e a liturgia nos fala da tempestade acalmada por Jesus. Hoje vivemos num mundo agitado e cheio de problemas, pois são tempestades que nos abalam, mas Jesus nos dá o rumo certo e nos acalma para podermos resolver todas as coisas, não podemos duvidar da presença de Jesus em todos os momentos de nossa vida.

Nós não estamos largados e nem sozinho neste mundo. A nossa vida sempre conta com a presença de Deus. Sua presença nos anima sempre.

No livro de Jó 38, 1.8-11 nos fala de vários acontecimentos na vida de Jó, embora ele fosse um homem bom e justo. Muita coisa foi tirada de Jó como saúde, família, riquezas. Ele perguntou sobre esses acontecimentos ruins em sua vida. Mas Deus fala no meio da tempestade com Jó, mostrando que tudo que existe é comandado por Ele, isto é o universo, os limites da terra e mar, tudo é  comandado pela sua sabedoria divina. Deus é o maestro de tudo. A leitura do livro de Jó vamos entender melhor o evangelho deste domingo.

O salmo 107 nos fala que Deus ouviu o clamor e transformou a tempestade em brisa suave. Deus sempre nos ajuda a acalmar o nosso coração diante de tantos agito em nossas vidas.

Na segunda carta de Paulo aos Coríntios (2Cor 5,14-17) nos mostra Paulo que enfrenta as tempestades do descrédito em Coríntios, indicando que ele era inferior aos apóstolos. Mas ele escreve dizendo quais os princípios que estão na sua ação pastoral. Paulo é verdadeiramente seguidor de Cristo. Assim devemos nos proceder. Nada pode atrapalhar de estar e confiar em Deus sempre.

No evangelho de Marcos nos fala de uma experiência maravilhosa. Jesus no barco dorme e os apóstolos ficam com medo da grande tempestade. Clama por jesus, pois estavam com medo dizendo senhor questionando olha a tempestade. Mas Jesus os repreendeu dizendo, homens de pouca fé. Estendo a mão e manda o mar acalmar e assim sucedeu. (Cf. Mc 4, 35-41)

Quem é esse que até o mar obedece? Deste modo os discípulos reconhecem Jesus como Deus. Eles são convidados a aderir plenamente, confiar e entregar na obediência da vontade de Deus.

Queridos irmãos e irmãs, é preciso ter fé em Cristo. Confiar Nele mesmo diante das tempestade da vida. Ele acalma o nosso coração. Devemos ser atuantes no amor de Deus a nós.

Que esta liturgia possamos fazer sempre mais a experiência de crer no Senhor da vida e viver a sua palavra no dia a dia. Caminhando na esperança de dias melhores e amar como ele amou.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

Nenhum comentário: