Batismo de Jesus nos ensina para a Missão
Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo, O Batismo de Jesus e assim começa a vida pública de Jesus, a sua missão é inaugurada.
No Livro do Profeta Isaías nos fala do misterioso Servo que foi escolhido por Deus para trazer a justiça e a Paz. Servo significa que está a dispor cumprindo uma nova realidade no mundo (cf. Is 42,1-4.6-7)
No livro Atos dos Apóstolos nos mostra o Batismo de Cornélio e toda a sua família. O apóstolo Pedro dá o seu testemunho do Cristo e assim nos mostra uma verdadeira catequese. Deste modo, devemos ensinar as pessoas que querem batizar. (Cf. At 10, 34-38) aqui vemos o primeiro pagão admitido ao cristianismo por um apóstolo.
O evangelho de Lucas nos mostra o Batismo de Jesus. Após ser batizado por João Batista o céu se abre e Ele é apresentado como Filho enviado pelo Deus Pai na presença do Espírito Santo, sua missão é de libertação e salvação. Deus rompe o silêncio, volta a ser amigo e próximo dos homens. É o momento de reconciliação da humanidade com Deus. A comunhão voltando.
A pomba descendo nos lembra a ocasião do Dilúvio quando abaixa as água uma pomba traz nos bico um ramo de oliveira, dando sinal que a vida retorna.
Um longo tempo ficamos sem ouvir os profetas, agora vamos ouvir a vontade de Deus na boca de Cristo. Jesus ao ser batizado significa que começa a sua missão, esse batismo não é de conversão e limpeza dos pecados, mas para mostrar que Jesus tem uma missão: anunciar e inaugurar um Reino novo.
Agora o Batismo é um sacramento de iniciação cristã. Ser batizado é a forma de ser inserido em um novo tempo. Um tempo de mudança de vida e de graça.
Alguns significados de batismo: - A Nicodemos, Jesus afirma: "Só se salvará quem renascer...";
– Na Ascensão, recomenda: "Ide... Batizai...";
Assim, celebrar esta festa do Batismo é momento de recordar a nossa data de Batismo. Somos missionários por adesão a Cristo. Somos ungidos a profeta, a rei e sacerdote. Que possamos viver bem o Batismo.
Que esta liturgia nos ajude a viver bem a nossa vocação de filhos e filhas amadas por Deus em Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário