ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 20 de maio de 2008

A informação está com você

No domingo, 18 de maio de 2008, à noite, na reprise do programa de televisão “Rede Mídia”, da Rede Minas, o apresentador José Eduardo Gonçalves entrevistou o jornalista, comentarista econômico da TV Cultura e ex-colunista do jornal “Folha de São Paulo”, Luís Nassif, que observou a necessidade dos jornais impressos, por questões de sobrevivência, destacarem mais a informação e a opinião do leitor, do ouvinte, do telespectador, do internauta, enfim, do receptor da mensagem, da notícia.

Com a criação do rádio, da televisão e sobretudo da internet, a informação não é mais privilégio dos jornais impressos. Estes continuam importantes. Isso é fato. Mas, em virtude da precariedade que é ser jornalista profissional hoje e longe de incentivar a preguiça jornalística, uma saída mais do que inteligente, principalmente para os jornais impressos, é a abertura de espaços para o receptor da mensagem - e muitos e destacados espaços.

O próprio Luís Nassif comentou que o papel do jornalista passa a ser o de um pesquisador, selecionador e organizador desses milhões de informações encontradas na rede mundial de computadores e no mundo. Mal comparando, seria como aquela mensagem do filme “Guerra nas Estrelas” (Star Wars) - “A força está com você”. Claro que “força” aqui não no sentido ditatorial. É a força mística das palavras, do comentário, da criatividade, da pluralidade de opiniões existentes no planeta.

E já que os jornais impressos, como os outros meios de comunicação, devem valorizar a multiplicidade de visões de mundo, sempre resguardadas pela ética, nada mais justo do que assumir uma postura democrática e deixar o receptor da mensagem ter a sua vez.

acesse

> www.luisnassif.com.br
> www.redeminas.mg.gov.br

Nenhum comentário: