ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 3 de maio de 2008

Mídia: entre o protagonismo e o serviço

Neste domingo, 04 de maio de 2008, celebra-se o 42º Dia Mundial das Comunicações Sociais e o Santo Padre, o Papa Bento XVI, escreveu carta sobre a data e indicou o tema “Os Meios De Comunicação Social: Na Encruzilhada Entre Protagonismo E Serviço, Buscar A Verdade Para Partilhá-La” para reflexão nas missas dominicais. Um outro documento da Igreja que nos orienta nesse sentido é o livro “Com Maria, Rumo Ao Novo Milênio: A Mãe De Jesus Na Devoção, Na Bíblia E Nos Dogmas”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nas páginas 34 e 35, faz-se um relato muito interessante sobre os meios de comunicação social. “Um jornal ou um livro de história procuram mostrar como as coisas aconteceram. Mas eles não apresentam somente os fatos crus. Você já tentou, numa noite, ver os telejornais de vários canais de TV, um após o outro? Verá que dificilmente eles contam os fatos do mesmo jeito. Um canal vai explorar o comentário do âncora, o outro vai dar mais tempo a uma notícia. E há fatos que um destaca e o outro coloca como secundários ou mesmo ignora”.

“Quando passar diante de uma banca de revistas, experimente ainda olhar as manchetes de vários jornais do mesmo dia. Você terá a mesma impressão. Um destacará a política, outro, um acidente de carro, outro ainda, um assalto ou algo violento. Na verdade, não existem somente os fatos. Eles já aparecem interpretados de acordo com o pensamento e a intenção do editor. Um jornal conta, interpretando, os fatos que aconteceram recentemente” (DOC. Rumo Ao Novo Milênio - Número 32).

Nenhum comentário: