ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Fila de Banco

“Seu moço, vou sentar aqui que minhas pernas tão doendo demais”. Acreditava que não existia concorrência para as filas desumanas da agência do Banco Bradesco, no centro comercial de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, Brasil. Nesta sexta-feira, 06 de junho de 2008, vi outra desumanidade com cidadãos do Unibanco, também na área central de MOC. E o pior é que o caixa reservado a pessoas com necessidades especiais, como idosos, gestantes, deficientes físicos, etc, encontrava-se em uma situação entristecedora. A fila para o caixa reservado não possuía o moderno sistema de senha e as pessoas idosas, as grávidas e os portadores de necessidades especiais permaneciam em pé à espera de atendimento.

Tenho mesmo é que me acostumar a viver neste sistema e esquecer que, para qualquer pessoa, não apenas para determinados seres humanos, ficar em pé durante muito tempo pode ser prejudicial à saúde. O sistema financeiro só está interessando em lucrar e não tem preocupação com a saúde dos outros - à exceção da financeira. O jeito é crer que, para a falta de ética que existe no moderno sistema de senha para o atendimento oferecido pelos bancos, criou-se a solidariedade: a pessoa que está na fila do banco pega várias senhas, mas pensa em compartilhá-las com outras pessoas. Neste caso, ser esperto e levar vantagem em tudo até foi possível, desde que se partilhe esta esperteza e esta vantagem com o próximo.


- texto escrito por João Renato Diniz Pinto -

Nenhum comentário: