ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 24 de junho de 2008

Honestidade

O senhor sabe: tanta pobreza geral, gente no duro ou no desânimo. Pobre tem de ter um triste amor à honestidade. São árvores que pegam poeira. A gente às vezes ia por aí, os cem, duzentos companheiros a cavalo, tinindo e musicando de tão armados – e, vai, um sujeito magro, amarelado, saía de algum canto, e vinha, espremendo seu medo, farraposo: com um vintém azinhavrado no conco da mão, o homem queria comprar um punhado de mantimento; aquele era casado, pai de família faminta.

página 88 de "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, Editora Nova Fronteira

Esta última semana de junho guarda comemorações especiais para nós, brasileiros. Há exatos 50 anos, o Brasil vencia a França por 5 a 2 e se classificaria para a sua segunda final de Copa do Mundo de Futebol Masculino. Oito anos depois de perder uma Copa do Mundo, num Maracanã lotado, para o rival Uruguai, a seleção brasileira repetiria o placar de 5 a 2, desta vez contra os anfitriões suecos, e se sagraria pela primeira vez campeã do mundo. Em 1958, vivíamos outra época, principalmente no mundo futebolístico. Era uma época em que havia possibilidade de jogar futebol por amor a uma nação e não para preencher egos supervalorizados. E no dia 27 de junho de 2008, próxima sexta-feira, celebraremos os 100 anos de nascimento de João Guimarães Rosa, autor do grande clássico da Literatura "Grande Sertão: Veredas".

Vocês são chatos pra caramba, mas têm talento

Ciro Gomes em entrevista ao programa "CQC", da TV Bandeirantes, no dia 23 de junho de 2008, por volta das 22h e 30min, ao comentar a proibição do Congresso Nacional à equipe do programa de fazer coberturas jornalísticas na instituição

Nenhum comentário: