ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 7 de junho de 2008

Inflação

A percepção popular atual é a de que os preços do feijão, do arroz, do óleo de cozinha, ou seja, dos produtos da cesta básica, subiram bastante, apesar do índice de inflação continuar “baixo” - palavra entre aspas para designar dúvida, porque o que é baixo para algumas pessoas, é alto para outras, principalmente no caso da realidade social brasileira. E numa tentativa de conter essa elevação de preços, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou, na quarta-feira, 04 de junho de 2008, para 12,25% ao ano a taxa Selic. Vamos um pouquinho ao economês. “Dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa de juros básica iniciado na reunião de abril, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 12,25% ao ano, sem viés”.

Essa decisão do Banco Central do Brasil confirma alguns conceitos sobre inflação que aprendi no segundo semestre de 1999 nas aulas de Economia, ministradas pelo professor Fernando Nogueira. “Inflação é o aumento dos preços com a diminuição do poder de compra da moeda. É um fenômeno monetário”. Um tipo de inflação é a “clássica ou ortodoxa”, definida como “o aumento da atividade econômica, da moeda, da demanda e dos preços. A solução para esse tipo de inflação seria o aumento dos juros”. Por esses conceitos, parece que o governo agiu certo nessa medida e aprender o economês, por mais difícil que seja para qualquer pessoa, é essencial para entender esse fenômeno chamado mercado.


- texto escrito por João Renato Diniz Pinto -

> acesse www.bcb.gov.br

Nenhum comentário: