ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Não podemos nos contentar com pouco; precisamos da graça de Deus abundante

A liturgia nos faz entender que devemos procurar algo mais que nos faz ser melhores e ainda gratos pela graça de Deus que vem até nós abundantemente.


O Livro da Sabedoria nos leva a entender como deve ser a nossa prece diante de Deus. O jovem Salomão é convidado a fazer um pedido a Deus diante de um sacrifício que muito o agradou. Deus, satisfeito, lhe diz: “Pede-me o que queres... e eu te darei...”. Então Deus gosta do jeito que Salomão pediu e fala: “Já que não pediste nem vida longa, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para governar meu povo... vou te dar o que pedes... e também o que não pediste...”.

Essa escolha que Salomão fez muito agradou a Deus e essa deve ser a nossa atitude de cristão. Não podemos pedir coisas materiais, mas pedir algo mais que nos faça pessoa livre e aberta à graça que vem de Deus (cf. Sb 7, 7-11). 


 
Na Carta aos Hebreus, nos faz dada uma exortação para acolher a Palavra de Deus. Como está escrito: “Ela é viva, eficaz e mais penetrante de qualquer espada de dois gumes”. Ela ajuda a discernir o bem e o mal e a fazer a escolha certa. Quem esta atento à escuta da Palavra não pode fazer escolha errada, pois ela dá o rumo certo para que possamos prosseguir na nossa jornada aqui na terra rumo ao céu. A comunidade é o lugar ideal da escuta Palavra de Deus, pois ela é alimento que nos sustenta e dá força para sermos cristãos autênticos (cf. Hb 4, 12-13).

O evangelista Marcos nos mostra Jesus que está a caminho e ensina os discípulos. Jesus mostra a eles as exigências do Reino e ainda os ensina a entender as condições necessárias para se integrarem à comunidade messiânica. Um jovem ajoelha diante de Jesus para perguntar como faz para conseguir a vida eterna. Ajoelhar significa reconhecer em Jesus a sua divindade. Jesus mostra a ele que deve cumprir os mandamentos de Deus, que são sinais para termos as credenciais para ir e participar do Reino de Deus que é proposto para todos.

Ele responde a Jesus que já os cumpria, mas queria algo mais que o completasse e desse a paz ao seu coração. Então Jesus pede a ele que integrasse a sua comunidade de modo pleno, desfazendo dos bens que ele tinha. Esses bens prendiam-no a não ser pleno diante de Deus. Esse convite o afasta de Jesus e vai embora. Não quis fazer a experiência da providência de Deus na sua vida em comunidade. Essa generosidade, Deus pede a cada um de nós.

Não podemos querer a segurança do mundo, pois passa e ainda podemos perdê-la. Jesus nos fala: “Como é difícil a um rico entrar no Reino de Deus!”. Nós podemos fazer uma escolha melhor que é o amor a todos, solidariedade aos que sofrem, misericórdia aos que erram e partilha de bens com os mais necessitados. Muitos precisam de uma palavra e de um estímulo nosso. A nossa missão não acaba na missa que participamos, mas em uma adesão plena a Jesus.

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais humanos e que os nossos gestos sejam expressões de uma fé autêntica em Jesus. Que a nossa Mãe do Céu nos ajude a responder a Deus de modo pleno, sem nenhum medo de assumir a reponsabilidade que temos diante da nova evangelização do mundo. Estar com Jesus é preciso, estar disponível a ele também, e ainda fazer a melhor escolha e não ficar preso diante de nossas ideias individuais e nem no materialismo que exclui os mais pobres, os doentes e abandonados deste mundo.

Tudo por Jesus, nada sem Maria (Mc 10, 17-30).

Amém!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia

Nenhum comentário: