ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 20 de janeiro de 2013

Bento XVI: avançar no ecumenismo e trabalhar em conjunto por uma sociedade mais justa e fraterna





Queridos irmãos e irmãs, somos filhos e filhas de Deus, para isso precisamos viver em conformidade com a vontade de Deus. O nosso Deus nos faz participar do seu amor infinito e ainda se deu integralmente a nós. Não podemos viver divididos e nem em religiões isoladas, pois isso não convém a fraternidade e nem favorece a comunhão conosco e com Deus da vida. Na cruz Jesus uniu todos os povos no amor-doação total. Ela é sinal de pertença e unidade entre nós cristãos. O cristão é aquele que segue os passos do seu Mestre que é Jesus. Ele nos ensina o despojamento, a humildade, a solidariedade, o amor sem interesse, o serviço aos necessitados e partilha de dons. (Jose Benedito Schumann Cunha)

ROMA, 17 de Janeiro de 2013 (Zenit.org) - Na festa de São Henrique de Uppsala, padroeiro da Finlândia, o Santo Padre Bento XVI recebeu em audiência uma delegação ecumênica da Igreja Luterana da Finlândia, que, como todos os anos, viaja em peregrinação a Roma nesta data. O Santo Padre manifestou a sua alegria por esta tradicional visita anual e recordou que ela acontece na véspera da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, cujo tema vem do livro de Miquéias: "O que o Senhor pede de nós?".“O profeta”, disse o papa, “esclarece: Deus nos pede fazer justiça, praticar a piedade, andar humildemente com o nosso Deus. O natal nos lembra que é Deus que, desde o início, caminha conosco e, na plenitude dos tempos, se encarnou para nos salvar dos nossos pecados e para guiar os nossos passos no caminho da santidade, da justiça e da paz". (www.zenit.org)

"Andar humildemente na presença do Senhor, em obediência à sua palavra de salvação e com a confiança no seu plano de graça, é uma mostra eloquente não só da vida de fé, mas também do nosso caminho ecumênico rumo à unidade plena e visível de todos os cristãos. Neste caminho de discipulado, somos chamados a avançar juntos pelo caminho estreito da fidelidade à soberana vontade de Deus, para lidar com as dificuldades e com os obstáculos que podemos encontrar". "Para avançar no caminho da fraternidade ecumênica, devemos estar cada vez mais unidos em oração, mais e mais engajados na busca da santidade, e cada vez mais envolvidos na pesquisa teológica e na cooperação a serviço de uma sociedade justa e fraterna. Ao longo deste caminho do ecumenismo espiritual, caminhamos realmente com Deus e com os outros, na justiça e no amor, porque, como afirma a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação: 'Somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que renova os nossos corações e nos capacita e convida às boas obras’". (www.zenit.org)

O papa terminou o discurso expressando a esperança de que a visita da delegação finlandesa a Roma "ajude a fortalecer as relações ecumênicas entre todos os cristãos na Finlândia. Damos graças a Deus por tudo o que já foi alcançado até agora e rezamos para que o Espírito da verdade guie os discípulos de Cristo em seu país na direção de um amor e de uma unidade ainda maiores, à medida que eles se empenham para viver à luz do evangelho e iluminar com essa luz as grandes questões morais das sociedades atuais”. “Ao caminhar juntos na humildade pelo caminho da justiça, da misericórdia e da retidão que o Senhor nos indicou, os cristãos não só permanecerão na verdade, mas serão modelo de alegria e de esperança para todos aqueles que procuram um ponto seguro de referência neste mundo em rápida transformação". (www.zenit.org)

As palavras do papa Bento XVI e as palavras do profeta Miqueias nos fazem pensar e refletir do nosso papel de cristão que deve procurar a unidade entre nós. Isso não é uniformismo, mas a busca de uma unidade tão querida por Jesus. Assim em Jo 17,11 está escrito: Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um. Cada cristão que queira estar no caminho de Cristo deve procurar trabalhar no ecumenismo, pois ninguém é mais que outro e não pode viver desunido. (Jose Benedito Schumann Cunha)

A evangelização deve percorrer o caminho da concórdia e da humildade para que todos possam ver em nossa vida a presença de Cristo vivo e ressuscitado. Somos de Cristo porque queremos estar unido a Ele com todos os irmãos e irmãs sem nenhum interesse imediato. Procuraremos uma intimidade maior com Deus na oração, na liturgia, na escuta da palavra e participação da eucaristia. Sejamos portando promotores da unidade e do ecumenismo entre nós em vista do Reino de Deus que um dia tomaremos posse definitivamente. (Jose Benedito Schumann Cunha)
( et iam non sum in mundo et hii in mundo sunt et ego ad te venio Pater sancte serva eos in nomine tuo quos dedisti mihi ut sint unum sicut et nos) Jo 17,11

Nenhum comentário: