ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 19 de janeiro de 2013

Deus está no amor sempre


Queridos irmãos e irmãs, a liturgia do tempo comum nos faz inserir no mistério da salvação. Durante esse período vamos celebrar e reviver os principais mistérios da nossa salvação. Deus é sempre bom para conosco.
Nós deparamos com a imagem do casamento que nos mostra a relação do amor Deus ao seu povo como o do marido com a sua esposa. Quem sempre dá a garantia da alegria da festa é Deus. Ele não nos quer tristes e sem nenhuma perspectiva, pois Deus tem um proposito de felicidade para todos.
No livro do profeta Isaias  surge a imagem do casamento que nos mostra a relação profunda de união do nosso Deus com a humanidade. (cf. Is 62,1-5). Deus fez uma aliança de casamento com seu povo, Assim Deus é o esposo fiel e Israel é a esposa que deve procurar ser fiel a Ele. Quem é sempre fiel é Deus, mas a esposa, que é Israel, algumas vezes torna-se infiel e procura outros deuses para adorá-los. Deus quer que Israel seja fiel.
Na primeira carta de São Paulo aos coríntios nos fala dos carismas, dos dons que Deus nos dá e através deles Deus continua a manifestar. Não podemos desperdiçar os nossos  dons e qualidades, pois eles são dados para ajudar as pessoas que precisam de ajuda. Há muitas pessoas clamam por Deus que envie missionários autênticos que ajudem esse mundo parecer bom como Deus quer. Cada um deve assumir as responsabilidades de fazer esse mundo melhor onde reine a paz, a justiça, o amor, a misericórdia, a partilha e a solidariedade entre nós. Tudo Isso será sinal que somos de fato de Cristo. (cf. 1Cor 12,4-11)
O evangelista São João nos mostra Jesus nas Bodas de Caná. Lá Jesus realiza o milagre que demonstra uma realidade muito grande. Esse acontecimento nos dá a certeza que Deus ama e quer a felicidade e alegria seja plena em nós. Isso nos remete a festa do Reino de Deus com a presença de Jesus no mundo, pois Ele é o noivo fiel que quer fazer uma aliança perfeita conosco. (cf. Jo 2,1-11) Deus faz uma aliança como de um casamento com a humanidade toda.
As bodas de Caná nos levam aliança de Deus com Israel, mas vem faltar o vinho que é o amor do esposo com a sua esposa, pois ele traz alegria e a festa sem fim. A primeira aliança de Deus com seu povo tornou-se seca, já não há  mais amor e nem festa com seu Deus. Os encontros do povo com Deus tornou-se frios e sem amor. Isso é representada pelas seis talhas destinadas a purificação dos judeus, pois o numero seis significa a imperfeição, o incompleto. A pedra pode nos remeter a antiga lei gravada em pedra dada por Moises no Monte Sinai.
O nosso coração deve mudar de pedra por Carne, pois devemos ter sentimento de amor com Deus e com os nossos irmãos. Os ritos antigos da antiga lei devem ser substituídos por amor a Deus e a todos. O nosso Deus é próximo, por isso devemos amá-lo. As talhas vazias são os ritos e atitudes que são inúteis e ineficazes, pois muitas vezes isso não ajudava as pessoas aproximarem de Deus da vida. Agora as Bodas de Caná sem vinho representam a situação que o povo vivia. Tudo era supérfluo e amor era substituído por ritos e comprimentos da lei. Isso trazia insatisfação. Agora, Jesus inaugura o novo, pois Maria indica o modo que Ele vai agir na ajuda do povo como: "Façam tudo o Ele disser".
O povo de Deus ( antigo Israel fiel), na pessoa de Maria, vê que falta o vinho, símbolo da alegria dos que estão com Deus. O chefe da mesa representa as autoridades judaicas que não viram que a antiga situação já esta caduca e não valendo, pois falta o amor. Os serventes são todos que colaboram com o Messias e estão dispostos a fazer tudo que Ele disse para que aliança de Deus seja de fato concretizada entre nós. É a nova aliança de Deus sela em Cristo por nós. Agora Deus renovará tudo e colocará lei maior do amor funcionar entre nós.
Se quisermos ser de Deus devemos praticar o bem e amor entre nós. A hora da alegria e a festa verdadeira vão ser seladas na cruz onde Deus derrama o sangue por todos nós. Somos salvos por Jesus e assim ovinho se torna a bebida da alegria da festa da nossa eternidade com Deus. Amém
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: