ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 10 de novembro de 2013

Nós temos Deus vivo e presente

Nós temos Deus vivo e presente


Queridos irmãos e irmãs, estamos no 32º domingo do Tempo Comum. Este domingo é o penúltimo do ano litúrgico que já está quase no seu final. É sempre bom lembrar das verdades que nunca perdem sentido e valor. Uma delas é que cremos na ressurreição dos mortos, pois o nosso Deus é dos vivos.
A liturgia bíblica nos coloca nesta verdade que não pode ser negada por ninguém. Sabemos que os primeiros não falam claramente sobre a ressurreição dos mortos, mas um tempo mais tarde essa verdade começou-se a falar em Israel como um despertar daqueles que estão dormindo no pó da terra. Já é uma tomada de consciência da nossa finitude que remete para a vida eterna. Não nascemos somente para morrer, mas para ter vida. Aproxima-se o final do ano litúrgico.

No segundo livro dos Macabeus encontramos a primeira profissão de fé na ressurreição dos mortos. O contexto era que com a perseguição do Rei Antioco houve muitos mortos e esses eram pessoas justas, portanto não se pode crer que as pessoas morrem e ficam por isso. Por causa disso, reascende nos corações das pessoas a esperança da ressurreição. Com um decreto do rei que mandava violar as práticas religiosas dos antepassados, encontramos uma família com sete filhos macabeus.

Embora, todos eram obrigados a violar as pratica da religião, mas então eles desobedeceram, preferindo enfrentar as torturas e a própria morte e desse modo foram fieis a Lei de Deus. Esse belo testemunho deles nos encorajam para manter fieis a Deus em qualquer circunstancia da nossa vida. Assim eles proferiram: Um deles, tomando a palavra em nome de todos, falou assim: "Estamos prontos a morrer, antes de violar as leis de nossos pais"; "Tu, ó malvado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do universo nos  ressuscitará para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis"; "Do céu recebi estes membros... no céu espero recebê-los de novo..." e "Prefiro ser morto pelos homens,  tendo em vista a esperança dada por Deus, que um dia nos ressuscitará. Para ti, porém, ó Rei, não haverá ressurreição para a vida".   (cf. 2Mac 7,1-2.9-14)

Na carta de São Paulo aos tessalonicenses nos fala que o Senhor nos confirme em toda boa ação e palavra. Que se deve orar para todos que são missionários da Palavra  para que a a palavra de Deus seja glorificada em todos os lugares. Que sejamos livres de todos os homens maus e sem fé para que sejamos sempre seguros, pois Deus é fiel e nos protegerá de todo mal. A nossa esperança deve estar firme em Cristo.

No Evangelho, Jesus fala claramente da Ressurreição, afirmando que "Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos". (cf. Lc 20,27-38)
Embora a ideia de ressurreição era imperfeita no tempo de Jesus, pois alguns saduceus não acreditavam na ressurreição. Assim ales inventaram uma historia para colocar Jesus em prova e fizeram uma pergunta capciosa que visava ridicularizar a doutrina da ressurreição e da vida futura: Uma mulher viúva sem filhos... casou com 7 maridos sucessivamente ...  Com quem ficará na vida futura?

Jesus responde: que a vida nova é bem diferente daquilo que vivemos, pois as pessoas não estarão sujeito as leis da carne, por isso será desnecessário o matrimonio para conservação da espécie como acontece no nosso mundo. Jesus ainda fala que Deus se manifestou a Moises muito tempo depois no episodio da sarça ardente, dizendo que era  Deus de Abrão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, isto nos que dizer que eles estão em Deus, então Deus não é dos mortos e sim dos vivos.

Portanto, eles não estão mortos, mas vivem atualmente em Deus.  Logo se Abraão, Isaac e Jacó estão vivos, podemos falar de Ressurreição com muita precisão.
A Ressurreição é a esperança que dá sentido a toda a caminhada do cristão. A fé cristã torna a esperança da ressurreição uma certeza absoluta, pois Cristo ressuscitou e quem se identifica com Cristo, na vida de fé na comunidade, nascerá com ele para a vida nova e definitiva.
A nossa vida presente deve ser uma caminhada calma e segura, confiante na esperança, alegre na fé, em direção a essa nova realidade que nos espera.
Que esta liturgia nos ajude a sermos melhores e mudarmos a vida que temos para estar em Deus sempre. Que mudamos o nosso agir e confiamos na vida plena que Deus dará a cada um de nós.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: