ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 8 de dezembro de 2013

Aluno com surdez conclui mestrado na área de educação

Aluno com surdez conclui mestrado na área de educação

“O esforço e a boa vontade são fatores que rompem barreiras humanas, deficiências ou dificuldades para conquistar os objetivos. Como qualquer outra parte do mundo, o Brasil tem muitas pessoas que estão em dificuldades, mas isso não os tornam derrotados para vencer na vida, nos estudos. Não se pode jamais parar e colocar os problemas como desculpas de não prosseguir no conhecimento, mas deve fazer de cada problema ou dificuldade degraus que se sobe para o êxito.
A pobreza, a carência e desanimo devem ser substituídos em entusiamos que nos levam a querer e crescer sempre na escola , na família e na vida em sociedade. A escola deve ser o lugar ideal onde a aprendizagem se faz com a interação de professores, alunos e de toda comunidade escolar, para que o aluno ou aluna aprenda e melhore nos estudos. A educação se faz com amor que se desgasta no sucesso do aprendizado do estudante como um botão de uma flor que se abre mostrando toda sua beleza. Esse exemplo abaixo de esforço e luta para conquista no mestrado nos dá animo para continuar no ensino de nossos alunos, apesar de todas as dificuldades, pois o que vai dar o diferencial para nós é o nosso ideal de ser mestre que ensina e aprende com os alunos.” ( Jose Benedito Schumann Cunha)

Yara Aquino- Da Agência Brasil, em Brasília

Uma tese de mestrado defendida na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) analisa a dificuldade dos estudantes surdos de seguirem nos estudos após concluir o ensino médio. Mas o autor da tese, Ademar Miller é surdo e provou que é possível avançar. Após concluir o mestrado ele planeja fazer doutorado.

Ademar cursou pedagogia na UFES e foi o primeiro aluno surdo a obter o título de mestre na instituição. Em entrevista por Skype, com a participação de um intérprete de libras, Ademar contou que um dos desafios enfrentados ao longo do mestrado foi compreender alguns conceitos teóricos. "Senti dificuldades com os conceitos encontrados ali, com as questões filosóficas, mas com o tempo fui ampliando os conhecimentos", disse.

Amanda Amaral Lopes se tornou a primeira estudante com síndrome de Down a se formar no ensino superior na Bahia. Moradora de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), no sudoeste baiano, a jovem de 24 anos recebeu o diploma de licenciatura em ciências biológicas, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, ao lado de mais 15 estudantes. "Acho que sou uma grande vitoriosa por ter chegado até aqui. Agora, pretendo fazer uma pós-graduação em libras", planeja, referindo-se à especialização que prepara profissionais para atuarem com deficientes auditivos Leia mais Reprodução/A tarde

Ele conta que teve uma orientadora com quem se comunicava por meio da linguagem de libras e outra que sabia a língua dos sinais e acompanhava as orientações. "Outros professores que também estavam cursando mestrado na época e sabiam a língua dos sinais debatiam o texto comigo, o projeto, os textos, e fazíamos um trabalho conjunto na compreensão dos textos e na produção da dissertação", relata.

Para orientar o estudante, a instituição e a equipe precisaram se adaptar. A professora orientadora, Ivone Martins de Oliveira, conta que aceitou o desafio mesmo não sabendo a linguagem de libras. "Ademar foi nosso aluno no curso de pedagogia e avaliamos que seria interessante investir. Desse desafio veio um grande aprendizado para mim e para o programa de pós-graduação", disse a orientadora do programa de pós-graduação em Educação que trabalhou em conjunto com profissionais com conhecimentos de libras.

A orientadora conta que a barreira da língua exigiu um acompanhamento mais intenso do trabalho de Miller. "No caso do estudante surdo, a relação com a leitura e escrita em português acabam sendo um desafio para ele também", explica. Ela acrescenta que o papel dos intérpretes foi fundamental durante todo o processo e professores de outras áreas da universidade também colaboraram com o processo.

Com o título de mestre, Ademar Miller conta que foi grande o desgaste até chegar a defesa da dissertação, no último mês de julho, e ele pretende descansar um período para partir para o mestrado. O tema da tese de Miller foi A Inclusão do Aluno Surdo no Ensino Médio.

No dia (3) foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que existem no Brasil aproximadamente 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população.

Fonte: uol.com.br / 08/12/2013

Leia mais em: http://zip.net/bhlK6F

Nenhum comentário: