ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Vida Nova no Verbo Encarnado


POR Gledson Eduardo de Miranda Assis

Deus criou-nos com um propósito maravilhoso: que possamos viver com Ele para sempre, em alegria, amor, perfeita santidade e justiça. O problema é que nós não sabemos viver em perfeito amor e justiça, e, mais grave ainda, nós nem sequer vivemos tão bem quanto deveríamos. Esse tempo de preparação para o Natal do Senhor e a proximidade do fim de mais um ano nos convidam a que possamos refletir e rever algumas coisas necessárias em nossas vidas.
"Renovar é viver" ensina um velho ditado. Renovamos a pintura de nossa casa, e parece que essa mudança nos ajuda a viver melhor. Estreamos um novo terno, um novo vestido, uma nova roupa, colocamos um novo calçado ou simplesmente renovamos a disposição dos móveis da casa, e tais alterações da rotina diária nos reanimam e criam uma melhor disposição. Porém, se estas pequenas mudanças externas podem, nos oferecer satisfação, devemos imaginar também quanto mais proveito poderia nos oferecer uma renovação interior?
Quando uma pessoa melhora por dentro, seus pensamentos, suas intenções e seus sentimentos, adquire-se então vida nova. Seu modo de ser se torna mais agradável e até seu semblante se ilumina. Mas, muitas vezes temos certas atitudes que na realidade, não gostaríamos de ter. E logo sobrevêm um sentimento de desgosto.
O apóstolo Paulo se expressou dizendo: “Eu sei que em mim, isto é, em minha carne, não mora bem algum, porque o querer o bem está em mim, porém não faço. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. E se faço o que não quero, já não faço eu, senão o pecado que mora em mim”. (Rm 7,18-20). Esta é a luta de todo o ser humano; querer fazer o bem, porém comprovar com tristeza que nossa inclinação natural nos induz a cometer o mal. O profeta Jeremias afirma em seu livro: “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (17,9)
Mas, como nossa mente pode ser mudada? A simples compreensão de nossa necessidade não basta; nem tampouco são suficientes a lucidez mental e a força de vontade. Podemos lutar toda a vida para combater os nossos defeitos, e ainda assim, seguir dominados por eles. Só podemos mudar e sermos melhores em Deus. O mesmo Deus que criou o homem pode recriar o nosso coração, a nossa mente. A Palavra de Deus deixa claro que uma nova vida é possível e está ao nosso alcance. “Vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” (Ef 4,22-24)
Temos exemplos na Bíblia de homens que tiveram a experiência de serem tocados pelo dedo de Deus. A voz de Cristo falou claramente ao seu coração. Saulo, por exemplo, era um ardoroso perseguidor de cristãos. Um dia indo, pela estrada de Damasco foi acolhido por uma grande luz. De sua conversão nos vieram vários ensinamentos: “Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” (Rom 12, 2). E ainda: “Se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (2Cor 5,17). Ninguém pode querer mudar por si mesmo. Todo intento humano pode tender ao fracasso. Mas onde fracassa o homem, triunfa Deus!
Pedro também nos adverte: “Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1Pd 1,23). Que o Senhor cumpra em nós sua promessa: “Dar-vos ei um coração novo, e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.” (Ezl 36,26).
Natal é Vida nova que se aproxima! Dela podemos desfrutar cada dia, com paz e alegria, se pedirmos a Deus, um novo coração, uma mudança de hábitos, porque nossa mente estará restaurada pelo poder do Espírito Santo.
Peçamos que o Senhor Jesus nos dê um novo coração, uma nova vida e que nós também vivamos a vida nova em Cristo, Verbo de Deus encarnado.

Gledson Eduardo de Miranda Assis é sacerdote diocesano incardinado na Arquidiocese de Montes Claros. Nasceu em 28 de dezembro de 1980, em Cipotânea-MG. Seu trabalho pastoral é conhecido pelas paróquias São Sebastião de Taiobeiras, São Sebastião de Montes Claros, Nossa Senhora da Consolação de Montes Claros e Pastoral da Juventude. Ao lado do arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura, escreve mensalmente no jornal CLARÃO DO NORTE. Desde agosto de 2008 que o padre Gledson é articulista do informativo desta Igreja particular que nasce no sertão.  

Nenhum comentário: