ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lã para o Pálio sagrado

Lã para o Pálio sagrado 

Apresentados ao Papa os dois cordeiros cuja lã servirá para confeccionar o Pálio sagrado


Cidade do Vaticano (RV) – Os dois cordeiros – cuja lã será utilizada para confeccionar os Pálios dos novos arcebispos metropolitanos – foram apresentados a Papa Francisco na manhã da última terça-feira (21.01). Ambos cordeiros haviam sido precedentemente abençoados na Basílica romana de Santa Inês. 

A tradicional cerimônia – que acontece em 21 de janeiro de cada ano por ocasião da memória litúrgica de Santa Inês, mártir em torno do ano 305 – realizou-se na Casa Santa Marta, residência do Papa Francisco.

As irmãs do Convento romano de São Lourenço em Panisperna criam os cordeiros, que depois são oferecidos ao Papa pelos Cônegos Regulares de São João de Latrão. O Pálio é uma insígnia litúrgica de honra e jurisdição usada pelo Pontífice e pelos arcebispos metropolitanos em suas Igrejas e nas Igrejas de sua província.

O Pálio destinado aos arcebispos metropolitanos é constituído de uma estreita faixa de tecido, confeccionada em lã branca, decorada com seis cruzes pretas de seda. O rito de imposição dos Pálios aos arcebispos metropolitanos vai acontecer durante a missa de 29 de junho próximo, solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. (RL)

Nenhum comentário: