ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 11 de janeiro de 2015

Batismo nos faz missionário

Batismo nos faz missionário


Queridos irmãos e irmãs, após a celebração do Natal, a liturgia desse domingo nos apresenta o inicio da missão de Jesus Cristo no mundo. O inicio se dá com o Batismo de Jesus no Rio Jordão pelo João Batista. O Batismo de Jesus foi para mostrar para todos nós que somos chamados para ser missionários também. Embora o nosso batismo tenha o sentido duplo, isto é, de apagar a culpa do pecado original e também para nos tornar filhos e filhas de Deus em Cristo, e é por causa disso que somos chamados por Cristo a continuar a sua missão nesse mundo.

A liturgia bíblica desse domingo nos fala de um Plano salvífico de Deus que quer salvar a humanidade toda.

No livro do Profeta Isaias nos fala de um servo que foi escolhido por Deus e enviado aos homens com a finalidade de inaugurar no mundo a justiça e a paz sem fim. Esse servo será investido na força e poder do Espirito de Deus, assim Ele realizará plenamente essa missão dada por Deus. Nós podemos entender que esse servo predito em Isaias é Jesus, pois Ele é o eleito de Deus e agiu na plenitude do Espirito Santo para trazer a verdadeira justiça e paz. Ele padeceu e morreu por nós, cumprindo essa missão que lhe foi confiada por Deus Pai. Deus sempre vem em socorro do seu povo para que nós aprendêssemos o verdadeiro caminho que nos leva a eternidade. (cf. Is 42,1-4.6-7)

No livro dos Atos dos Apóstolos nos mostra Pedro que faz um resumo da ação de Jesus como Messias, o enviado do Pai, e ainda nos indica como que tudo começou, isto é, o começo se dá na Galiléia onde João batizava no Rio Jordão. Jesus esteve lá para cumprir toda a justiça de Deus. (cf. At 10,34-38) Aqui nós vemos que toda a família de Cornélio foi batizada por Pedro, depois do Kerigma, isto é, após o anúncio da missão de Jesus para a salvação da humanidade. Temos um Deus que se coloca ao nosso favor.

O evangelista Marcos nos fala da concretização da promessa profética anunciada em Isaias no acontecimento do Batismo de Jesus no Rio Jordão por João Batista. Aqui é o inicio da missão de Jesus no projeto de salvação de nosso Deus. Quando somos batizados nós devemos ter bem claro quem é Jesus e qual é a sua missão, isso nos fortalece a nossa fé e podemos professar que Jesus é nosso único salvador. Sem Jesus não podemos nada e é Ele que dá sentido a nossa vida e sofrimento que temos que passar nesta vida.

O acontecimento do Batismo de Jesus nos mostra a presença da Trindade, Jesus, o Pai e o Espirito Santo. Jesus é servo enviado por Deus que tem a missão de libertar a humanidade do pecado que escraviza e mata. Como Moises, Jesus sai da água também na força divina para nos guiar para terra eterna de Deus onde vai ser a nossa morada definitiva. Jesus é o libertador que nos dá a liberdade que nos salva. Com Jesus, o céu e a terra se reconciliam isso se faz: "Os céus se abriram".

A presença da "Pomba" nos lembra de mensageira de vida e de paz e nos remete aquela pomba que pousou sobre a arca de Noé, anunciando que a vida retornou a Terra. "A Voz do céu" é a confirmação e apresentação do "Servo" fiel que foi anunciado em Isaias. A missão Jesus é colocada e agora Ele é novo condutor do povo como foi a de Josué que depois da travessia do Jordão, recebe o Espirito de Deus para conduzir o Povo de Deus à Terra Prometida.  (cf. Mc 1,7-11)

Assim, queridos irmãos e irmãs, nós devemos ser missionários de Cristo no mundo e que esta liturgia nos ajude a assumir esta missão com alegria tanto na dor, na doença ou no sofrimento que acometer a nossa vida nesse mundo. Tudo por Jesus nada sem Maria!!!


(Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha - jbscteologo@gmail.com )

Nenhum comentário: