ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 31 de janeiro de 2015

Somos chamados a ser profeta em um mundo de crises

Somos chamados a ser profeta em um mundo de crises


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o dia do Senhor e nós vamos mergulhar profundamente no mistério pascal de Cristo. Pelo batismo temos a missão de ser profeta, isto é anunciar e denunciar o que estiver errado para que haja a correção e harmonia no mundo. O mundo passa por crises e essas tem demonstrado uma força, mas com Cristo ela tornam-se totalmente aniquilada em nosso meio.

A experiência do profetismo está marcada de modo forte na bíblia. Sabemos que os profetas são homens de Deus e eles surgem nos grandes momentos de crise e de transição. Eles sabem entender e discernir os sinais dos tempos, pois estão em comunhão com Deus plenamente. O seu papel na historia da salvação tem a missão de animar a fé do povo nos momentos nebulosos da caminhada do povo de Deus. Deus é o principio e fim de todas as coisas e nós devemos caminhar em rumo de Deus sempre. Deus escolhe estas pessoas especiais e envia a lugares que necessitam de luz e da verdade de Deus.

No livro do Deuteronômio anuncia a vinda de um grande PROFETA que falará aos homens em nome de Deus. Aqui temos Moisés, o escolhido que libertou o povo de Deus que estava escravo no Deserto. No Monte Sinai recebe a Palavra de Deus no forma da lei que regerá todo proceder do Povo de Deus. Ele é o interprete e intermediário entre Deus e os homens. Ele é o guardião da lei de Deus e é fiel a Aliança que Deus fez com a humanidade. Ele caminhou com o povo de Deus rumo à Terra prometida, Nós devemos escutar a Palavra de Deus e fazer a vontade Dele aqui na terra. Devemos ser fiel ao compromisso feiro no batismo de ser criatura nova na dignidade de filhos de Deus. (cf. Dt 18,15-20)

O salmo nos convida a sempre ouvir a Palavra de Deus e esta traz alegria no nosso caminhar nesse mundo. A voz do Senhor nos alegra sempre e vamos ao encontro do Senhor que é a razão de nossa alegria. (cf. Sl 95)

Na carta de São Paulo aos coríntios faz uma afirmação referente as vantagens do celibato que é um dom, pois deixa a pessoa em um estado livre para servir ao Senhor com disponibilidade e doação de vida. (cf. 1Cor 7,32-35)

O evangelista São Marcos nos revela que o Profeta esperado é JESUS. Ele vai a Sinagoga com os seus discípulos recém escolhidos e se revela como Messias-libertador. Ele começa a ensinar o povo. A sua pregação é com autoridade e há prodígios na sua ação. Ele revela com clareza a Palavra de Deus e mostra o seu poder. As pessoas devem agir como pessoas libertas e assim a adesão a Deus se torna real na vidas das pessoas. Deus quer sinceridade sem nenhuma hipocrisia no vivencias dos cristão no mundo, ma família e na comunidade. A missão de Jesus é levar as pessoas a saírem do egoísmo e do individualismo que cegam o  coração e as tornam paraliticas no mundo. Jesus mostra que devemos viver em comunidade com todos, pois a partilha é dom que vem de Deus. Jesus é Palavra de Deus em ação. (cf. Mc 1,21-28)

Assim, queridos irmãos e irmãs devemos proceder, sem nenhuma ostentação e sim fiel a nossa vocação de cristão. Que esta liturgia nos ajude  a assumir a vocação de ser profeta nesse mundo onde exige de nós coerência de vida, simplicidade nos gestos e fidelidade a Deus. Amém!!!
Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em teologia José Benedito Schumann Cunha



Nenhum comentário: