ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Maria, a mulher singular

Maria, mãe de Deus é a mulher singular 

Clique sobre o ícone para ampliar a imagem

Queridos irmãos e irmãs, neste primeiro dia do ano novo, a liturgia evoca Maria na solenidade de Santa Maria, mãe de Deus. De fato ela é a mãe de Deus por excelência, pois soube dar o seu sim ao projeto de Deus, dando-nos Jesus, o nosso Salvador. Não se pode negar o papel de Maria nesse plano de Deus para salvar a humanidade.

Nesse dia 1º de janeiro, celebra-se também o dia mundial da Paz, iniciado desde 1968 pelo nosso saudoso Papa Paulo VI, desse todos nós somos convidados a rezar pela paz no mundo. Inicio do ano mais uma oportunidade de nós escrevermos nestas 365 dias que vão surgir em nossa vida para fazer o bem. O mundo se torna melhor se nós formos melhores também.

A liturgia bíblica deste dia nos convida a mergulhar nesses temas. 

No livro dos Números nos mostra que Deus está continuamente em nossa historia humana e nos dirigindo para o bem e a paz. A benção de Deus nos proporciona a vida e plenitude, pois somos chamados a ter vida plena por Deus e ser feliz com Ele. Assim diz a benção: "O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a Paz". Desse modo, percebemos claramente que dá a garantia da paz e da benção é Deus e é por isso que devemos estar em comunhão com Ele em todos os momentos de nossa vida. A paz de Deus é duradora e não nos engana. (cf. Nm 6,22-27)

Na carta de São Paulo aos gálatas nos mostra como que o amor de Deus por nós é grande. Deus enviou o seu filho único para nos ensinar a verdadeira liberdade e fugir da escravidão da lei que nos oprimia e assim podermos tornar filhos Dele. Essa filiação nos torna livre e podemos chamar Deus de Pai, isto é “abbá”. Deus se torna homem para que a nossa humanidade se divinizasse com Ele, isto é, tornamos filhos de Deus em Cristo. (cf. Gl 4,4-7)

O evangelista São Lucas nos mostra a visita dos pobres pastores recebidos por Maria e ela meditava em seu coração todos esses acontecimentos. Qual é a missão daquele menino Deus? A sua missão é libertar o ser humano das garras do pecado e da morte para sempre. Isso traz a paz e alegria verdadeira em nossos corações, somos salvos no amor doação. Deus vem para todos, mas principalmente aos marginalizados no mundo que são considerados como impuros e pecadores (cf. Lc 2,16-21). 
Deus quer dar vida a todos que o procuram. O amor de Deus é inclusão e Maria é a certeza que Deus olha a nossa humanidade com carinho, pois uma criatura entendeu a sua proposta e deu o seu sim sem nenhuma condição. Ele é doce e mãe de Deus, estrela da paz para o mundo. Ela é singela e pura e nos envolve em seu amor de mãe.

Que este ano de 2015 seja o momento de mudanças nos corações humanos para que se volte para o bem e a paz, gerando vida para todos. É que este dia, que  é o 48º DIA MUNDIAL DA PAZ que tem o tema: "Não mais escravos, mas irmãos", possa cair como semente em nós para que produza muitos frutos de justiça, dialogo, perdão e amor entre todos os povos. Somos todos irmãos e irmãs, filhos de um mesmo Deus da liberdade e da Paz. Amém!!!
Tudo por Jesus nada sem Maria

(Jose Benedito Schumann Cunha)

Nenhum comentário: