ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 24 de abril de 2016

Confiar é estar a caminho

Quero voltar a confiar!

Fui criado na década de 1980, quando ainda a rua era livre para os mais jovens como você e eu. Quando éramos pequenos, mães, pais, professores, avós, tios, vizinhos eram autoridades dignas de respeito e consideração. Quanto mais próximos ou mais velhos, mais afeto.

Inimaginável responder de forma mal educada aos mais velhos, professores, autoridades. Confiávamos nos adultos porque todos eram pais, mães ou familiares das crianças da nossa rua, do bairro ou da cidade.

Tínhamos medo apenas do escuro, dos sapos, dos filmes de terror.

Hoje me deu uma tristeza infinita por tudo aquilo que perdemos.

Por tudo o que nossas crianças um dia enfrentarão.

Pelo medo no olhar das crianças, dos jovens, dos velhos e dos adultos.

Vivemos um período semelhante a 1980, a chamada década perdida.

O que aconteceu conosco?

Professores maltratados nas salas de aula, comerciantes ameaçados, grades em nossas janelas e portas.

No século XX, derrubamos um muro na Alemanha e construímos vários no século XXI.

Ainda é possível a esperança, a alegria e a confiança?

Utopia?

(autoria desconhecida)

 




Nenhum comentário: