ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 10 de abril de 2016

Regina Caeli, o Papa Francisco afirma que fé pascal muda tudo

 Regina Caeli, o Papa Francisco afirma que fé pascal muda tudo

Papa Francisco diz que ver as coisas - todas as coisas - à luz da fé pascal muda-los.

O Papa ofereceu esta reflexão de hoje antes de rezar o meio-dia Regina Caeli com os congregados na praça de São Pedro.

Refletindo sobre o Evangelho de hoje, ele observou que, mais uma vez, é Jesus que vem em busca dos discípulos, que haviam retornado à sua vida diária e trabalhos como pescadores.

"Foi difícil para eles entender o que tinha acontecido. Mas quando tudo parecia ter terminado, é mais uma vez Jesus, que "procura" seus discípulos. É ele que vai em busca deles ", disse o Santo Padre.

O Papa sugeriu um paralelo entre redes vazias dos apóstolos e sua perspectiva sobre a sua experiência com Jesus.

"Eles o conhecera, tinham deixado tudo para segui-lo, cheio de esperança ... e agora? Sim, eles tinham visto ressuscitado e eles pensaram, 'ele deixou, ele nos deixou. " Tudo isso parecia um sonho. "
Mas nesta cena, Jesus chega e revela-se através da pesca abundante de peixes. John reconhece Jesus e exclama: "É o Senhor."

"Nesta exclamação, 'É o Senhor," há todo o entusiasmo da fé pascal ", disse o Papa Francis. " 'É o Senhor', cheio de alegria e maravilha, em forte contraste com a confusão, o desespero, a sensação de impotência que tinha afligido o espírito dos discípulos. A presença de Jesus ressuscitado transforma tudo: a escuridão é superada pela luz; trabalho inútil torna-se novamente fecundo e promissor; a sensação de cansaço e abandono dá lugar a uma nova força e a certeza de que ele está conosco. "

Ainda hoje

O Bispo de Roma observou que estes sentimentos de Páscoa continuar a animar a Igreja hoje.

"Se com um olhar superficial, às vezes pode parecer que a escuridão do mal e do cansaço da vida diária dominar uma situação, a Igreja sabe com certeza que sobre aqueles que seguem o Senhor Jesus, a luz da Páscoa já brilha para sempre", ele afirmou. "O grande proclamação da Ressurreição infunde nos corações dos crentes uma alegria íntima e uma esperança invencível. Cristo ressuscitou verdadeiramente! Hoje, também, a Igreja continua a fazer ecoar este anúncio jubiloso: alegria e esperança continuará fluindo nos corações, nos rostos, nos gestos, nas palavras ".

O Papa concluiu com um lembrete de que todos os cristãos são chamados a compartilhar a mensagem da ressurreição.

"Que ele, o Senhor, renove em nós também a fé pascal", Francis orou. "Ele pode fazer-nos cada vez mais conscientes da nossa missão ao serviço do Evangelho e do próximo. Que ele possa encher-nos com o seu Espírito Santo para que, sustentados pela intercessão de Maria, com toda a Igreja, podemos proclamar a grandeza do seu amor e da riqueza da sua misericórdia ".

Na página Web de ZENIT:

Texto completo: https://zenit.org/articles/regina-caeli-on-paschal-faith/

Nenhum comentário: