ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Novo filme sobre o Pedro do Araguaia: Descalços sobre a Terra Vermelha


Os fazendeiros oferecem prêmio para quem matar Casaldàliga e começam a se movimentar para tentar desacreditá-lo, com a intenção de fazer com que a Igreja e o governo o expulsem do país. Mas a reação do Vaticano é totalmente contrária e com a intenção de apoiá-lo, decide ordená-lo bispo. Estamos em outubro de 1971. Casaldàliga passou três anos na região e inicialmente queria renunciar ao cargo, mas logo entende a ordenação como uma forma de aumentar o seu compromisso. A cerimônia é muito simples, celebrada às margem do rio e o novo bispo, fiel ao seu estilo, renuncia a qualquer ornamentação.
Nos anos posteriores à ordenação os enfrentamentos com os fazendeiros são constantes. Boca Quente e seus pistoleiros enviados pelo fazendeiro Armandão destroem o povo de Serra Nova fundada pelos posseiros com a ajuda do Padre Jentel. E, finalmente, o Exército se apodera de São Félix com um grande destacamento militar, a fim de perseguir e humilhar Casaldàliga e sua gente. O Vaticano informa ao governo militar, que considera que as pessoas que trabalham nessas regiões são heróis e que “tocar em Pedro é como tocar no Papa” (Paulo VI, o Papa da época).
O exército se retira da região. Casaldàliga pede ao padre João Bosco que o acompanhe na visita à reconstruída Serra Nova. Lá, a polícia confunde João Bosco com Casaldàliga e atira em sua cabeça. João Bosco morre, mas torna-se um símbolo. Seu sangue e o de tantos posseiros assassinados, servem para fortalecer a presença de Casaldàliga e sua gente na região. Todas as tentativas de expulsá-lo e iliminá-lo fracassam. A grande vitória de Casaldàliga é que os anos se passaram e ele continua vivendo às margens do rio Araguaia.
Direção: Oriol Ferrer
Produção: Minoria Absoluta, Raiz Produções, TV3, TVE, TV Brasil
Elenco: Eduard Fernández, Sergi López, Babu Santana, Eduardo Magalhães
Formato: minissérie
Gênero: drama, história
Ano: 2012,
País de origem: Espanha/Brasil
Classificação indicativa: 14 anos


CLIQUE AQUI E ASSISTA

Nenhum comentário: