ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 27 de maio de 2016

A falta de humanismo e solidariedade mata

A falta de humanismo e solidariedade mata

 

Queridos irmãos e irmãs, esse menino venezuelano em fevereiro deste ano, escreveu este cartaz pedindo que queria a cura, mas a escassez de remédio não pode chegar a tempo e a sua morte chegou prematuramente.

Nesses momentos nós pensamos como pode acontecer isso e ainda faz com que gente reflita nos esbanjamento de alguns enquanto muitos vivem na carência de educação, de moradia, de saúde e de alimento.

A Igreja sempre alerta na voz do Papa Francisco que disse numa audiência de quarta- feira: “Quantas vezes vemos gente que cuida de gatos e de cachorros e depois deixa sem ajuda o vizinho ou vizinha que passa fome”?” E ainda falou: "Hoje precisamos estar atentos e não confundir a piedade com a comiseração, que consiste só em uma emoção superficial, que não se preocupa com o outro", explicou.

Assim, irmãos na fé em Cristo, o que vai nos ajudar na feliz travessia desse mundo é fazer a caridade que dá vida e humanismo as pessoas que necessitam.
Não podemos ser cristãos alienados numa religião individualista sem preocupar com os mais necessitados de ajuda. Não há momento de espera, mas de ajuda solidária aos que não tem vez e voz nesse mundo.

A fé deve estar sintonizada com a vida e promoção da pessoa com toda sua dimensão humana. Não  se deve ficar apenas na intenção, mas procurar alternativa para os momentos difíceis em que a pessoa vive.

Que Deus inspire as pessoas, a politica e as  religiosas de cada país para que possam sanar as dificuldades que muitos sofrem.

Que esse mundo seja iluminado na defesa da vida de todos e que a mesa seja lugar de partilha de bens, de amor e perdão. Amém!

Jose Benedito Schumann Cunha (Bacharel em Teologia)

Nenhum comentário: