ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 31 de maio de 2016

LEMBRAR É RESISTIR - Ananias Souza - Fruta de Leite (MG)


Em Quinta-feira, 2 de Junho de 2011 1:18, João Renato Diniz Pinto escreveu:

“Santo de casa tem que começar a fazer milagre”

Foi uma conversa bem informal que os missionários da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana e da Comunidade Santa Isabel de Portugal de Fruta de Leite, no Vale do Jequitinhonha (MG), Paróquia Santo Antônio de Salinas, tiveram com os moradores da Comunidade Imaculada Conceição Vida Esperança, uma das áreas que já é atingida pelo Mineroduto do Projeto Alto Rio Parto de Minas, que começa em Grão Mogol e vai até Ilhéus, na Bahia, tudo debaixo da terra através da instalação de uma tubulação que transportará o minério encontrado na região com água.

Em uma apresentação descontraída, o vereador em Fruta de Leite, Aeldivan Pedro da Fonseca, informou qual era o objetivo desta missão cristã, em uma manhã/tarde de terça-feira, 03 de maio de 2011. “A gente tá aqui hoje pra bater um papo com vocês sobre essa questão toda aí que vocês estão vivendo: essa questão da mineração aí, do eucalipto, que a gente sente isso. A gente taqui nesse momento pra isso: o que a gente pode, o que a gente não pode, e também mais pra ESCLARECER também” a população.

Coordenador da Comunidade VIDA ESPERANÇASeu Antônio ainda completou. “Hoje, o que tá acontecendo no meio de nós, é o seguinte: as pessoas hoje tá com aquele tipo que não acredita mais em santo de casa e é por isso, por as pessoas não acreditar mais em santo de casa, que tá pegando, acontece até de nós perder os nossos direitos. E é no causo que... a gente tem que participar, onde tiver uma reunião, a gente tem que participar, porque é lá, na reunião, que a gente entrosa, a gente conversa, a gente dialoga um com o outro... Uma cabeça é boa, mas duas é melhor, três é melhor, uma cabeça vai se informando a outra... Mas, seja bem vindo, né, todos que tão aqui... Seja de bom coração e vai também ter, ouvir e praticar, e também aproveitar da nossa reunião, o que nós deve na reunião é aproveitar bem, porque hoje, quando nós aproveita, é muito bom...”, observou Seu Antônio (Toni).

Da CPT ArquidiocesanaAlvimar Ribeiro dos Santos expôs o seu pensamento e a sua experiência, relacionando tudo com a passagem bíblica da Multiplicação dos Pães. “Então gente... A nossa visita aqui... É um prazer, né, a gente taqui com vocês nesta tarde, dia de trampo, dia de trabalho, a gente tá aqui, não sei se perdendo um pouco de nossos afazeres, mas é aquele negócio, né, a gente tem que trocar as ideia pra gente tá se informando, de fato, o que que nos arrodeia, né... Quando Antônio falou com relação a essa questão de santo de casa não faz milagre, me faz lembrar muito algumas passagens bíblicas, aonde principalmente fala lá da questão quando Jesus sai um pouco... Tem alguém aqui que lê a Bíblia?”, perguntou o coordenador da CPT Arquidiocesana.

Reunida na igreja da comunidade, a assembleia respondeu. “Tem... Tem...”. Alvimar Ribeiro dos Santos explicou o contexto em que o Projeto Alto Rio Pardo de Minas chega à região de acordo com a Parábola da Multiplicação dos Pães. “Então Jesus, quando ele sai um pouco lá pras orações e aí a multidão vai atrás... E lá o pessoal que tava com ele pergunta pra ele que o povo tava com fome... Que que dava pro povo comer e o que ele vai dizer pro povo... Dê de comer a vocês mesmos... Lá tinha só uns pão e uns peixe, né... Se vira! Dá esse povo pra comer! Se vira! Vocês mesmos que se vira! E ainda perguntaram: eu tenho que ir lá na cidade comprar coisa pra dar esse povo pra comer? Não! Vocês é que se vira! Aí o que ele faz. Aquele povo, naquele momento, Frei Betto vai dizer que cada companheiro, companheira que tava ali no meio... na roça sempre, eu já fui trabalhador rural também, sempre a gente chamava de embornal ou capanga, né... Num embornal, cada pessoa levava alguma coisa pra comer: a matumba, a farofa, né... E aí o que que ele faz? Formem grupos de dez, de cada um, isso é interpretação de Frei Betto, e divide entre vocês. E assim eles fizeram! Deu pra todo mundo comer e ainda sobrou aquele monte de cesto! Então o SANTO DE CASA TEM QUE COMEÇAR A FAZER MILAGRE e nós temos que acreditar é no nosso santo de casa. Pode vir um santo de fora dar alguma contribuição, mas tem que saber que tipo de santo de fora que tá chegando, porque pode vir um santo de fora também que, em vez de fazer milagre, vai arrancar um milagre que vocês já teve do santo de casa e levar embora. Então nós temos que começar a aprender a acreditar no santo de casa”, reforçou o missionário.

Morador de Fruta de Leite, em sua apresentação, Ananias de Souza ajudou ainda a esclarecer sobre o Projeto Alto Rio Pardo de Minas. “Estamos trabalhando na organização das famílias pra elas não ser tão prejudicadas”, mencionou. E o coordenador da CPT acrescentou. O Aeldivan, o Ananias, o Toni “são pessoas do município. Eles estão no dia-a-dia da cidade. Conhecem o chão que tão pisando. Então vocês têm que acreditar nessas pessoas! É uma troca de informação que a gente tem que acreditar!”, confiou Alvimar Ribeiro dos Santos.

Nenhum comentário: