ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Sobre a necessidade de conversão para seguir Jesus

Endereço Angelus: Sobre a necessidade de conversão para seguir Jesus

Publicado por ZENIT Staff em 22 de janeiro de 2017

Papa Francisco durante o Angelus de 23 de agosto de 2015
Aqui é uma tradução ZENIT do endereço Papa Francis deu hoje antes e depois de rezar a oração mariana do Ângelus com os congregados na praça de São Pedro.

* * *
Caros irmãos e irmas, se quisermos seguir Jesus é preciso estar com Ele e fazer uma adesão sincera para que as nossas ações sejam coerente fé que temos Nele. Ser cristão é tornar sal e fermento a onde estivermos para que esse mundo tenha sabor agradável e que a massa cresça. Que massa é essa eque sabor é esse? a Resposta é simples na medida em que somos atuantes na comunidade cristã e vivendo verdadeiro evangelho de Jesus. Ajudar a quem precisa, abrir os olhos daqueles que não querem ver a realidade desafiadora do nosso tempo. Deus está aqui, mas precisamos testemunhá-Lo com a nossa vida autentica de cristãos que seguem Jesus. (Jose Benedito Schumann Cunha)

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

A página evangélica de hoje (cf. Mateus 4: 12-23) narra o início da pregação de Jesus na Galiléia. Ele deixa Nazaré, uma vila sobre as colinas, e habita em Cafarnaum, um importante centro na margem do Lago, habitada em grande medida por pagãos, uma encruzilhada entre o Mediterrâneo eo interior da Mesopotâmia. Essa escolha indica que os destinatários de sua pregação não eram apenas seus compatriotas, mas todos os que habitavam na cosmopolita "Galiléia dos gentios" (v 15; cf. Isaías 8:23.): Assim que foi chamado. Visto de Jerusalém, a capital, que a terra é geograficamente na periferia e religiosamente impuro, porque estava cheia de pagãos, dada a mistura com todos aqueles que não pertencem a Israel. Grandes coisas para a história da salvação certamente não eram esperados da Galiléia. Em vez disso, foi justamente a partir daí que esse "light" foi difundida, em que meditamos no passado domingo: a luz de Cristo. Espalhou-se, de facto, a partir da periferia.

A mensagem de Jesus reiterou que o Batista, pregando o "Reino dos Céus" (v. 17). Que isso Unido não implica o estabelecimento de um novo poder político, mas o cumprimento da aliança entre Deus e seu povo, que vai inaugurar uma época de paz e justiça. Cada um é chamado a ser convertido, para solidificar este pacto Aliança com Deus, transformando a sua maneira de pensar e de viver. Isto é importante: a ser convertido não é apenas de mudar de modo de vida, mas também a própria maneira de pensar. É uma transformação de pensamento. Não é sobre a mudança de vestuário, mas hábitos! O que faz Jesus diferem de João Batista é o estilo eo método. Jesus escolhe ser um profeta itinerante. Ele não espera para o povo, mas vai encontrá-los. Jesus está sempre a caminho! Seus primeiros passeios missionários ocorreu ao longo do lago da Galiléia, em contacto com a multidão, em particular com os pescadores. Não só Jesus anunciar a vinda do Reino de Deus lá, mas procura companheiros para associar a sua missão de salvação. Neste mesmo lugar Ele encontra dois pares de irmãos: Simão e André, Tiago e João. Ele chama-lhes, dizendo: "Sigam-me, e eu vos farei pescadores de homens" (v. 19). A chamada é recebida por eles no meio de sua atividade cotidiana: o Senhor se revela a nós não de uma forma extraordinária ou surpreendente, mas no todos os dias da nossa vida. Temos de encontrar o Senhor ali; e Ele se revela lá, faz o nosso coração sentir Seu amor; e ali - com este diálogo com ele no quotidiano da nossa vida - nosso coração alterações. A resposta dos quatro pescadores é imediata e prompt: "Imediatamente eles deixaram as suas redes eo seguiram" (v 20).. Sabemos, de fato, que tinham sido discípulos do Batista e que, graças ao seu testemunho, eles já haviam começado a acreditar em Jesus como Messias (cf. Jo 1: 35-42).

Nós, os cristãos de hoje, terei a alegria de proclamar e testemunhar a nossa fé porque não foi que primeiro anúncio, porque não eram aqueles homens humildes e corajosos que responderam generosamente ao chamado de Jesus. A primeira comunidade dos discípulos de Cristo nasceu nas margens do lago, em uma terra impensável. Que a consciência destes inícios despertar em nós o desejo de tomar a Palavra, o amor ea ternura de Jesus a cada contexto, mesmo o mais impermeável e resistente. Para tomar a Palavra a todas as periferias! Todas as áreas da vida humana são terreno em que a semear a semente do Evangelho, para que dêem frutos de salvação.

Que a Virgem Maria nos ajude, com a sua intercessão materna, para responder com alegria ao chamado de Jesus, e nos colocar a serviço do Reino de Deus.

*

Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Estamos na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O tema deste ano é uma expressão, tratada por São Paulo [Pablo], que indica o caminho a seguir. E diz assim: "O amor de Cristo nos impele a reconciliação" (cf. 2 Coríntios 5:14). Acabaremos com a Semana de Oração próxima quarta-feira com a celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo fora dos Muros, em que irmãos e irmãs das outras Igrejas e Comunidades cristãs presentes em Roma irão participar. Convido-vos a perseverar na oração, para que o desejo de Jesus é cumprida: "Que todos sejam um" (João 17:21).

Em dias passados, um terremoto e fortes quedas de neve, mais uma vez colocar muitos dos nossos irmãos e irmãs da Itália Central a um teste severo, especialmente em Abruzzo, Marche e Lazio. Com oração e carinho Estou perto das famílias que tiveram vítimas entre seus entes queridos. Encorajo todos aqueles que estão comprometidos com grande generosidade nos trabalhos de resgate e assistência, bem como as Igrejas locais, que estão gastando-se para aliviar os sofrimentos e dificuldades. Muito obrigado por essa proximidade, para o seu trabalho e com a ajuda de concreto que você traz. Obrigado! E convido-vos a rezar juntos a Nossa Senhora pelas vítimas e também para aqueles que com grande generosidade estão empenhados nos trabalhos de resgate.

[Recitação da Ave Maria]

No Extremo Oriente e em várias partes do mundo, milhões de homens e mulheres estão se preparando para celebrar o Ano Novo lunar em 28 de janeiro Que a minha calorosa saudação chegar a todas as suas famílias, com o desejo de que eles se tornam cada vez mais uma escola em que um aprende a respeitar o outro, para se comunicar e cuidar uns dos outros de uma forma altruísta. Que a alegria do amor ser propagadas no seio das famílias e delas irradiar para toda a sociedade.

Saúdo todos vós, fiéis de Roma e os peregrinos de vários países, em particular o grupo de jovens do Panamá e os alunos da "Diego Sanchez Instituto de Talavera la Real (Espanha).

Saúdo os membros da União Católica de Professores, Diretores, Educadores e Formadores, que tenham concluído o seu 25º Congresso Nacional, e desejo-lhes trabalho educativo frutífera, em colaboração com as famílias - sempre em colaboração com as famílias!

Desejo a todos um bom domingo e, por favor, não se esqueça de orar por mim. Tenha um bom almoço e até breve!

Nenhum comentário: