ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 26 de março de 2017

“São José nos dê a capacidade de sonhar coisas grandes”

Papa em Santa Marta: “São José nos dê a capacidade de sonhar coisas grandes”
“Quando sonhamos coisas grandes, coisas bonitas, nos aproximamos do sonho de Deus”

Queridos irmãos e irmãs, a vida é uma grande aventura e ela pode ser linda se soubermos vivenciar a graça de Deus que tudo realiza em nós. Quando sabemos o que queremos, nós podemos fazer muitas coisas, mas é preciso estar conectado com Deus. Devemos procurar no dialogo e no silencio para saber qual é a vontade de Deus para nós. Os santos souberam vivenciar isso e ainda mais, descobriram o segredo de Deus para eles. Deus tem um projeto bonito e sonha que nós abracemos com toda alegria e firmeza sem vacilar. Quem vai nos dar força é Cristo que vem até nós pela eucaristia e pela sua palavra, mas para tanto devemos ser dóceis e abertos para A graça de Deus que flui em todo nosso ser. As adversidades que vem até nós não podem ser motivo de desanimo e fuga, mas deve ser um aprendizado para que a vitória possa acontecer em nossa vida.(Jose Benedito Schumann Cunha)

ZENIT – Cidade do Vaticano, 20 Mar 2017).- O Papa Francisco dedicou nesta segunda-feira sua homilia a São José, um homem silencioso, mas obediente, que carrega sobre seus ombros as promessas de “descendência, de herança, de paternidade, de filiação e de estabilidade.”
O Papa recordou que São José aceitou ser o “guardião do sonho de Deus”, Jesus Cristo, uma “promessa” que cumpriu com mãos “firmes, seguras”.
“E este homem, este sonhador -disse Francisco- é capaz de aceitar esta tarefa, esta tarefa difícil e que muito tem a nos dizer neste período de uma grande sensação de orfandade. E assim este homem toma a promessa de Deus e a leva avante em silêncio com fortaleza, a leva avante para aquilo que Deus quer que seja realizado”.
O Papa destaca que aquilo que Deus confia ao coração de José são “coisas fracas”: “promessas” e uma promessa é fraca.
“É o homem que não fala, mas obedece, o homem da ternura, o homem capaz de levar adiante as promessas para que se tornem firmes, seguras. O homem que garante a estabilidade do Reino de Deus, a paternidade de Deus, a nossa filiação como filho de Deus. Gosto de pensar José como guardião das fraquezas, de nossas fraquezas: é capaz de fazer nascer muitas coisas bonitas de nossas fraquezas, de nossos pecados.”

José é o custódio das fraquezas mas esta tarefa ele recebeu durante um sonho: “É um homem capaz de sonhar”. É também o “guardião do sonho de Deus”: o sonho de Deus de nos salvar, de nos redimir, foi confiado a ele”.


“Eu hoje quero lhe pedir -disse Francisco- que dê a todos nós a capacidade de sonhar, porque quando sonhamos coisas grandes, coisas bonitas, nos aproximamos do sonho de Deus, das coisas que Deus sonha para nós. Que aos jovens dê, porque ele era jovem, a capacidade de sonhar, de arriscar e assumir as tarefas difíceis que viram nos sonhos. E dê a todos nós a fidelidade que geralmente cresce num comportamento justo, e ele era justo, cresce no silêncio, poucas palavras, e cresce na ternura que é capaz de proteger as próprias fraquezas e as dos outros”.

Nenhum comentário: