ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 14 de abril de 2017

A cruz é um trono da graça que é derramada a todos

A cruz é um trono da graça que é derramada a todos

A imagem pode conter: texto

Queridos irmãos e irmãs, esta sexta-feira é diferente de todas, pois celebramos a paixão e a crucificação e morte de Jesus. O amor é pregado no madeiro e nesse lugar Deus demonstra todo amor que tem pela humanidade. Ele não quis ostentação que o poder traz, mas se doa completamente. A sua trajetória de vida foi fazer a vontade de Pai para a salvação da humanidade descaída por causa do pecado. Foi o pecado que trouxe a morte devido ao orgulho e desobediência dos nossos primeiros pais.

O bem é que permanece em todos os lugares enquanto que o mal se torna pó, pois ele não tem consistência para permanecer por muito tempo. A humanidade, devido a secularidade, tem vivido experiências momentâneas que se esvaziam no decorrer do tempo. Muitas coisas nos fazem esquecermos de lutar para o bem comum, ser solidário e procurar que a corrente do bem se prospere em todos os cantos de nossa terra.

Jesus, foi o servo de Javé, se comportou como uma ovelha que é tosquiada para o matadouro. Não procurou, de modo algum, responder as agressões por outra agressão sua, mas respondeu com silencio e doação total na cruz. Sabemos que a arvore é vida e que produz vida tornou-se o madeiro da morte e crueldade, mas essa cruz se tornou bendita e dela brotou a verdadeira vida. Ela foi e é o trono da graça, um sinal valioso do amor de Deus que consome totalmente por nós como uma vela acesa.

No olhar da cruz sempre há uma presença significativa que nos acolhe e nos aconchega que é a mãe do Senhor, Maria. Ela soube seguir Jesus, seu filho e nos ensina a fazer o mesmo. Na sua dor de mãe brota a esperança que nos nos faz caminhantes para o Reino de Deus que vai durar para sempre no céu.

A grande lição que se dá nesse dia santo é que Deus nos ama e tem um plano para todos que se salve e se liberte de todas as armadilhas que atrapalha do ser humano ser feliz. Formamos uma comunidade viva de irmãos e irmãs na fé em Cristo. Na Igreja podemos receber todos os princípios e as mensagens genuínas de Jesus que nos chama a seguí-LO sem olhar para traz, mas sempre indo para frente.

A cruz não é um sinal de desespero, mas de força que nos encoraja a dar testemunho do Cristo que vive para sempre. Ela é motivo de darmos testemunho Dele em todas as situações, principalmente das perseguições religiosas, politicas e sociais. Somos salvos pela graça de Deus e pela sua misericórdia que é infinita.

Que este sinal seja motivo para nós de bom orgulho porque o amor foi derramado plenamente sem nenhuma restrição. Que a partilha e a solidariedade sejam a mola propulsora da verdadeira caridade que levanta os decaídos, os desanimados, os tristes, os desiludidos, os sem fé, os acomodados, os acostumados de não fazer nada para os outros, mas uma força extraordinária para agir melhorar esse mundo.

Que a Igreja seja anunciadora de Cristo vivo, sem medo de represálias e nem fique parada, para que o anuncio da boa nova seja propagada em todos os cantos e que as pessoas ouçam a voz de Deus que cai nos corações de todos que querem um mundo melhor e feliz

Tudo por Jesus na sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: