ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 4 de abril de 2017

Você conversaria com alguém algo com conteúdo em um chat?


Você já está falando com alguém. Diga oi! Você: Oi! Estranho: Oi! Você: Como vai a vida? Você: O que é a vida? Estranho: Vida é uma oportunidade de aprender com experiências e desenvolver nossa consciência. Você: Boa resposta! Você novamente: Qual foi a maior transgressão que você já praticou na vida? Estranho: Eu já matei um passarinho quando criança. [risos] Você: Deu um enterro decente para ele ou só o depenou, assou-o e comeu-o? Estranho: Só enterrei mesmo. Arrependi-me e agora amo a vida de todos os animais. Você: Os animais foram feitos para nos alimentar também. Comê-los nos dar força! Estranho: Animais também estão em uma oportunidade. Não devemos interrompê-la”.

O diálogo ocorre em uma sala de bate-papo virtual. A conversa poderia ser sobre sexo, principal motivo pelo qual os chats são acessados. Mas longe da trivial chatura e tédio dos chats, estas duas pessoas desconhecidas fizeram algo diferente. “Você: Você é espírita? Estranho: Sou espiritualista. Espírita não. Você: O que é ser espiritualista? Estranho: Espiritualista é ser livre de dogmas. Pesquise no Google “dor da realidade”. Busque “dor dos caminhos ocultos às massas”, etc... Você segue alguma religião? Você: Minha formação é católica, mas ultimamente tenho me afastado das religiões. Você já assistiu o programa ‘Provocações, 15 anos no ar caminhando no incerto idolatrando a dúvida’. Estranho: Nunca vi! Onde passa? Você: TV Cultura. Era apresentado pelo Antônio Abujamra, que faleceu em 28 de abril de 2015. Há arquivos disponíveis no www.youtube.com. Estranho: Vou pesquisar”.

O bate-papo se desenvolve espontaneamente. “Você: ‘Este programa pode não ser uma janela aberta para o mundo, mas é certamente um periscópio sobre o oceano do social’. Estranho: Adoro isso. Você: ‘Provocações! Meu Deus do Céu! Provocações!’ E agora nós temos aqui uma pessoa desconhecida, que não sei o nome, mas gostaria de conhecer. Quem é você? Estranho: [risos] Também quero te conhecer. Você parece ter a mente aberta. Você: Sou João Renato Diniz Pinto. Formei-me em jornalismo na Fumec-BH. Exerci o jornalismo de 2003 a 2013. Depois eu trabalhei em um hotel durante três anos e meio. Sou canceriano. Nasci em 23 de junho de 1979 em Montes Claros/MG. Estranho: Eu sou Danilo César da Silva, 36 anos, trabalho na área de técnico em desenvolvimento em fundição e usinagem em Batatais-SP. Ariano”.

Apresentados agora, os estranhos são revelados. Quem era estranho para um foi descoberto pelo outro, e vice-versa. E a entrevista em homenagem ao programa “Provocações”, da TV Cultura, e do seu apresentador Antônio Abujamra prossegue entretida. O jornalista pergunta ao técnico em desenvolvimento em fundição e usinagem. “Hoje é mais fácil ficar rico do que antigamente?”. Ao que Danilo da Silva responde. “Depende muito do feeling de cada um, sair da caixa de areia das mesmices, arriscar algo inovador, ficar como as massas não leva a lugar nenhum”, considera. “Meu feeling não é bom para ficar rico”, interrompo. Da Silva continua seu pensamento. Ele critica a forma de produção do www.youtube.com. “Por exemplo, o YouTube transformou muitos desconhecidos em ricos do nada”, opina. João Pinto interrompe novamente. “Mas o YouTube também tem algum conteúdo não?”. “O que importa é ter inscritos e views, não conteúdo. A TV só se importa com Ibope, não conteúdo. A impressa só quer atenção, não conteúdo. Isso torna nossa cultura um mar de lama”, argumenta Da Silva.

“‘Ai de mim! Ai de mim! Provocações! Que palavra tão forte! Provocações! Como está o seu país?’”, novo questionamento é feito pelo entrevistador. Danilo é bem direto. “Podre!”. “‘Como estão a educação e a cultura em seu país?’”. “Devido às coisas que falei, estão afundadas em imbecilidades esquerdistas”, radicaliza o paulista. O jornalista, no entanto, faz uma observação. “Mas a dita esquerda (Luís Inácio Lula da Silva/PT) não se uniu à Direita (José Alencar Gomes da Silva/PL, hoje PR) para vencer as Eleições de 2003? Por que só a esquerda é tão crucificada?”. “Porque esta República é uma farsa descarada que ilude o povão com pão e circo”, afirma e é provocado novamente. “‘Quem causou maior mal ao mundo: a ciência, a religião ou os bancos?’”. “Os bancos, com certeza. O sistema capitalista elevou minorias e escravizou a maioria”, declara. “‘Você chora?’”. “Às vezes choro sim. Sozinho. Com as lembranças ruins e a realidade implacável”, abre-se o entrevistado. E o bate-papo informal se encaminha para o fim.

“‘Que pergunta você gostaria que eu tivesse feito, mas eu não fiz?’”. “Bom... Qual o significado de Deus na sua concepção? seria uma questão”. “Responda então”. “Deus é a essência de tudo que existe. Do sutil ao denso. Do não manifestado ao nosso universo”. “Faz de conta que este aqui é o espaço de maior liberdade da comunicação mundial. Liberte-se de suas amarras e diga-nos o que você gostaria de dizer para a sociedade. Desabafe”. “Pessoas do Planeta Terra: estou aqui para dizer que estamos todos imersos em ilusões que nos tiram da nossa Verdadeira Vontade. Vamos despertar para uma realidade onde acontecimentos externos não nos influenciem. Onde temos força inabalável quando nós unimos em prol do equilíbrio social, da retirada deste sistema corrupto e inútil. Vamos analisar quais formas de governo funcionaram pelo mundo e copiar as fórmulas de sucesso, independente de interesses egoístas capitalistas e escravistas. Vamos nos unir para impor nossa vontade. Nossa Verdadeira Vontade não é vontade egoísta [e sim] a vontade de viver com prazer no que se faz”.

Antônio Abujamra costumava terminar “Provocações”se levantando da cadeira e direcionando-se ao entrevistado com a intençãocordial de abraçá-lo. “Me dá um abraço aqui que a única coisa falsa que existeaqui é o abraço”, brincava de um modo peculiar. A reação do Danilo da Silva foi de risos.

Provocações!!! Você já fez isso antes com alguém aqui do chat? Essa entrevista?”, pergunta curioso Danilo. “‘Ai meu Deus do céu! Não há de dizer nada. Provocações!’. “Você foi o primeiro”. “Vou te dizer uma coisa: ficou legal esta entrevista. Duvido muito que você encontre alguém com esse interesse por aqui. É difícil. Este chat reflete um pouco da imbecilidade humana”, pensa Danilo da Silva. O mineiro tenta amenizar o radicalismo do paulista. “Aqui é um chat, mas há pessoas aqui interessadas em conteúdo. São poucas, mas há. Já encontrei algumas. Nosso trabalho é de formiguinha”. “Às vezes eu entro aqui justamente para analisar o comportamento humano. Já encontrei cada tipo...”, conta Danilo da Silva e comenta ainda. “Foi muita coincidência entrar e logo de primeira encontrar alguém tão acima da média por aqui. Obrigado”. “Nós somos acima da média”.  “Jung diria sincronicidade”. “Empatia... Sincronia...”. “Sim!”. “Deu certo! Basta ter fé!”. “Fé é necessário mesmo”. “E muito!”

“Provocações!!!!”

Nenhum comentário: